Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53028
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Espaços apropriados para educação não escolar na região do cariri cearense, um aporte para a educação científica
Autor(es): Bezerra, Norma Suely Ramos Freire
Neves, Abimael Fechine
Andrade, Matheus Fernandes Garcia de
Torres, Cicero Magerbio Gomes
Palavras-chave: Formação de professores;Educação científica;Educação não formal
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Realize Eventos
Citação: BEZERRA, Norma Suely Ramos Freire; NEVES, Abimael Fechine ; ANDRADE, Matheus Fernandes Garcia de; TORRES, Cicero Magerbio Gomes . Espaços apropriados para educação não escolar na região do cariri cearense, um aporte para a educação científica. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
Resumo: A escola necessita responder à demanda da Educação Científica e sua popularização social, nesta era do conhecimento. Assim, ações docentes precisam contribuir na formação integral do cidadão crítico, participativo e competente para resolver problemas. Isso implica na formação de professores que responda ao desafio. Este estudo aborda a importância dos espaços não forma de educação para a Educação Científica. Trata-se de relato de experiência, vivenciada com licenciandos de Ciências Biológicas no semestre 2018.2 na Universidade Regional do Cariri - URCA, envolvendo ensino, pesquisa e extensão. Seu objetivo consta de: pesquisar espaços de educação não formal presentes na Região do Cariri Cearense com potencial para o desenvolvimento da Educação Científica no Ensino de Ciências da Natureza, para divulgação em atividade extensionista. No procedimento metodológico pesquisaram-se seis espaços não formais, ainda inexplorados pelas escolas locais e previamente escolhidos. Os dados foram coletados através de registros fotográficos, analisados em seguida frente às orientações nacionais curriculares vigentes. Os resultados foram transformados em teases para publicação midiática. Pôde-se perceber grande potencial para Educação Científica nesses espaços pesquisados. Concluiu-se que a Região do Cariri Cearense apresenta grande riqueza de espaços não formais para Educação Científica, porém ainda pouco explorados na educação escolar, que oportuniza novos estudos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53028
ISSN: 978-65-86901-07-8
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_capliv_nrsfbezerra.pdf79,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.