Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5301
Tipo: Artigo de Evento
Título : Aproveitamento de águas residuais provenientes de dessalinizadores instalados no estado do Ceará
Autor : Dubon, Jorge Anibal Mejia
Pinheiro, José César Vieira
Palabras clave : Água salobra;Dessalinizador;Tilápia vermelha
Fecha de publicación : 2001
Editorial : Encuentro de las Aguas, 3
Citación : DUBON, Jorge Anibal Mejia; PINHEIRO, José César Vieira. Aproveitamento de Águas Residuais Provenientes de Dessalinizadores Instalados no Estado do Ceará. In: ENCUENTRO DE LAS AGUAS, 3., Santiago- Chile, 2001. - Santiago- Chile: IICA - (Diseño y Produción www.PLOTDESIGN.com), v. 3, p.1-10. 2001.
Resumen en portugués brasileño: Um dos maiores problemas do desempenho de dessalinizadores é o seu alto custo de operação e manutenção. Cerca de 30% dos 160 destes equipamentos distribuidos em pequenas comunidades com água salobra no Ceará encontram-se paralizados ou operando precariamente. Os usuários são muito pobres e dependem das prefeituras para consertar os dessalinizadores. Uma maneira de resolver o problema seria a criação de peixes utilizando o rejeito do processo de dessalinização que permitiria a geração de renda e empregos nestes locais. Este estudo mostra o comportamento da tilápia vermelha em água salobra, cujo teores de sais variaram entre 0 a 35.000 ppm. Os resultados indicaram que é perfeitamente possível a criação de tilápias com retornos econômicos em locais com água salinizada, desde que os peixes passem por um processo de adaptação, a partir de estações de distribuição especializadas.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5301
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DEA - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2001_eve_jamdubon.pdf50,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.