Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53010
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMota, Francisca Daniela Lira-
dc.contributor.authorSilva, Débora Gonçala Gomes da-
dc.contributor.authorMoura, Francisco Nunes de Sousa-
dc.contributor.authorMenezes, Jones Baroni Ferreira de-
dc.date.accessioned2020-07-20T11:58:00Z-
dc.date.available2020-07-20T11:58:00Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBEZERRA, Norma Suely Ramos Freire; NEVES, Abimael Fechine ; ANDRADE, Matheus Fernandes Garcia de; TORRES, Cicero Magerbio Gomes . Espaços apropriados para educação não escolar na região do cariri cearense, um aporte para a educação científica. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-86901-07-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53010-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRealize Eventospt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleEspaços apropriados para educação não escolar na região do cariri cearense, um aporte para a educação científicapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA educação infantil é uma etapa escolar indispensável para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças, caracterizando-se como a base do ensino. Portanto é importante que nessa fase sejam contemplados conhecimentos que serão valorosos durante toda a vida estudantil e social do aluno, bem como se tornem cientes do comportamento de cidadãos crítico e reflexivo para atuação na sociedade. Neste percurso, a disciplina de ciências se faz essencial para efetivar este processo educativo. Diante disso, essa pesquisa relata as vivências de uma professora de educação infantil em uma turma de infantil 5 com temáticas de ciências ocorridas em 3 momentos do plano de aula: contação de história, roda de conversa e atividades escritas e orais de ciências, demonstrando como essa disciplina está ligada ao cotidiano dos alunos e como os mesmo despertam para esses saberes através da ludicidade e da contextualização, além de ressaltar que o professor exerce importante influência em como os alunos vão tratar esses conhecimentos e irão adentrá-los em sua vida social e pessoal, sensibilizando-se para problemas ambientais e aprendendo a realizar pequenos hábitos que fazem a diferença.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_capliv_fdlmota.pdf79,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.