Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53010
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mota, Francisca Daniela Lira | - |
dc.contributor.author | Silva, Débora Gonçala Gomes da | - |
dc.contributor.author | Moura, Francisco Nunes de Sousa | - |
dc.contributor.author | Menezes, Jones Baroni Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-20T11:58:00Z | - |
dc.date.available | 2020-07-20T11:58:00Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Norma Suely Ramos Freire; NEVES, Abimael Fechine ; ANDRADE, Matheus Fernandes Garcia de; TORRES, Cicero Magerbio Gomes . Espaços apropriados para educação não escolar na região do cariri cearense, um aporte para a educação científica. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-86901-07-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53010 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Realize Eventos | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.title | Espaços apropriados para educação não escolar na região do cariri cearense, um aporte para a educação científica | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A educação infantil é uma etapa escolar indispensável para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças, caracterizando-se como a base do ensino. Portanto é importante que nessa fase sejam contemplados conhecimentos que serão valorosos durante toda a vida estudantil e social do aluno, bem como se tornem cientes do comportamento de cidadãos crítico e reflexivo para atuação na sociedade. Neste percurso, a disciplina de ciências se faz essencial para efetivar este processo educativo. Diante disso, essa pesquisa relata as vivências de uma professora de educação infantil em uma turma de infantil 5 com temáticas de ciências ocorridas em 3 momentos do plano de aula: contação de história, roda de conversa e atividades escritas e orais de ciências, demonstrando como essa disciplina está ligada ao cotidiano dos alunos e como os mesmo despertam para esses saberes através da ludicidade e da contextualização, além de ressaltar que o professor exerce importante influência em como os alunos vão tratar esses conhecimentos e irão adentrá-los em sua vida social e pessoal, sensibilizando-se para problemas ambientais e aprendendo a realizar pequenos hábitos que fazem a diferença. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_capliv_fdlmota.pdf | 79,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.