Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52966
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Nágila Rabelo de-
dc.contributor.authorCiasca, Maria Isabel Filgueiras Lima-
dc.date.accessioned2020-07-17T10:43:45Z-
dc.date.available2020-07-17T10:43:45Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationLIMA, Nágila Rabelo de; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. Alunos analfabetos em turmas de 4º ano do E.F.: identificação, avaliação e intervenção pedagógica em foco. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-86901-07-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52966-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRealize eventospt_BR
dc.subjectAnalfabetismopt_BR
dc.subjectIntervenções Pedagógicaspt_BR
dc.titleAlunos analfabetos em turmas de 4º ano do E.F.: identificação, avaliação e intervenção pedagógica em focopt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa teve como objetivo investigar a existência de alunos analfabetos, bem como discutir o uso das avaliações externas para o desenvolvimento de intervenções pedagógicas em turmas de 4º ano do ensino fundamental em uma escola do município de Fortaleza/CE. A metodologia utilizada na pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou a entrevista como técnica de coleta de dados. De acordo com a análise das entrevistas aplicadas a três (professoras) e uma (1) coordenadora pedagógica à luz de Bardin (2011), foi constatado que: existem alunos analfabetos em turmas de 4º ano do Ensino Fundamental; a Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA não contribuiu para o desenvolvimento de estratégias eficazes no desenvolvimento de alunos analfabetos; bem como as intervenções apresentadas pela escola mostram-se ineficazes para a melhoria da aprendizagem dos discentes em situação de analfabetismo escolar. Em síntese, a pesquisa procurou discutir e mostrar por meio de um trabalho realizado em campo, a questão do analfabetismo dentro da escola, a fim de contribuir para que isso não mais seja permitido, que os alunos não continuem a avançar as séries sem os conhecimentos básicos e necessários para sua prospecção acadêmica.pt_BR
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_capliv_nrlima.pdf83,89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.