Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52966
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Nágila Rabelo de | - |
dc.contributor.author | Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-17T10:43:45Z | - |
dc.date.available | 2020-07-17T10:43:45Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Nágila Rabelo de; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. Alunos analfabetos em turmas de 4º ano do E.F.: identificação, avaliação e intervenção pedagógica em foco. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-86901-07-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52966 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Realize eventos | pt_BR |
dc.subject | Analfabetismo | pt_BR |
dc.subject | Intervenções Pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Alunos analfabetos em turmas de 4º ano do E.F.: identificação, avaliação e intervenção pedagógica em foco | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa teve como objetivo investigar a existência de alunos analfabetos, bem como discutir o uso das avaliações externas para o desenvolvimento de intervenções pedagógicas em turmas de 4º ano do ensino fundamental em uma escola do município de Fortaleza/CE. A metodologia utilizada na pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou a entrevista como técnica de coleta de dados. De acordo com a análise das entrevistas aplicadas a três (professoras) e uma (1) coordenadora pedagógica à luz de Bardin (2011), foi constatado que: existem alunos analfabetos em turmas de 4º ano do Ensino Fundamental; a Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA não contribuiu para o desenvolvimento de estratégias eficazes no desenvolvimento de alunos analfabetos; bem como as intervenções apresentadas pela escola mostram-se ineficazes para a melhoria da aprendizagem dos discentes em situação de analfabetismo escolar. Em síntese, a pesquisa procurou discutir e mostrar por meio de um trabalho realizado em campo, a questão do analfabetismo dentro da escola, a fim de contribuir para que isso não mais seja permitido, que os alunos não continuem a avançar as séries sem os conhecimentos básicos e necessários para sua prospecção acadêmica. | pt_BR |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_capliv_nrlima.pdf | 83,89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.