Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52959
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A liberdade e o estado de exceção em tempos de vigilância
Autor : Amaral, Verônica Vilasboas
Lima, Marcus Antônio Assis
Morais, Argus Romero Abreu de
Palabras clave : Modernidade líquida;Liberdade;Vigilância;Estado de exceção
Fecha de publicación : 2017
Editorial : Fólio – Revista de Letras
Citación : AMARAL, Verônica Vilasboas; LIMA, Marcus Antônio Assis; MORAIS, Argus Romero Abreu de. A liberdade e o estado de exceção em tempos de vigilância. Fólio – Revista de Letras, Vitória da Conquista (BA), v. 9, n. 2, p. 591- 607, jul./dez. 2017.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo pretende analisar como a liberdade, a vigilância e o estado de exceção transi-tam na sociedade. A liberdade total não existe, pois, a vivência em sociedade pressupõe o seguimento de regras e leis. Uma forma de vivenciar esta liberdade é através da privacidade, entretanto, com a internet e as redes sociais a privacidade está cada vez mais rara, pois o próprio indivíduo abdica de parte da privacidade em prol da “cultura” do compartilhamento. Neste contexto, a modernidade líquida foi conceituada por Bauman para explicar a rapidez das relações sociais e da tecnologia da atualidade, onde a vigilância é um ponto de convergência, porque ela também se tornou líquida e tem por objetivo o controle social e a manutenção da segurança. O estado de exceção, proposto por Agamben, surge como resposta a um conflito, promove o cerceamento de liberdades individuais com a pretensão de defender a democracia.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52959
ISSN : 2176-4182
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_art_vvamaralmaalima.pdf457,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.