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Tipo: Dissertação
Título: Violência escolar e aprendizagem nas escolas de Fortaleza: a compreensão dos professores de sociologia
Título em inglês: School violence and learning in fortaleza schools: the understanding of sociology teachers
Autor(es): Violote, Alaide Rejane de Lima
Orientador: Paiva, Luiz Fábio
Palavras-chave: Aprendizagem;Violência escolar;Professores de Sociologia;Ensino médio
Data do documento: 2020
Citação: VIOLOTE, Alaide Rejane de Lima. Violência escolar e aprendizagem nas escolas de Fortaleza: a compreensão dos professores de sociologia. 2020. 109f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Fortaleza (CE), 2020.
Resumo: O objetivo é analisar a compreensão dos professores de Sociologia do ensino médio sobre como a relação entre violência e escola afeta o processo de aprendizagem. O fenômeno da violência tem sido alvo da preocupação da sociedade contemporânea, sobretudo a violência na escola. A pesquisa se deu em dez escolas regulares do ensino médio da cidade de Fortaleza. Ao todo, foram entrevistados 11 professores que ministram a disciplina de Sociologia. A pesquisa qualitativa descritiva e exploratória teve como fundamentação a perspectiva da sociologia compreensiva weberiana e apoio a análise de discurso de Bardin. Os resultados decorrem da maneira como professores de Sociologia entendem a experiência da violência escolar no ensino médio. Foi possível perceber que o fenômeno da violência é interpretado como multicausal, se apresentando nas configurações familiares e na participação de um contexto territorial permeado pela presença de facções criminosas. A pesquisa evidenciou que a prática do professor de Sociologia se desenvolve sem preparo para lidar com problemas relacionados à violência na escola. Mesmo detentores de conteúdos relacionados ao tema da violência, os professores sentem falta de uma política de formação permanente e sentem medo em razão da presença das facções criminosas que influenciam em todo ambiente escolar, inclusive nas atividades pedagógicas. Os professores estão envolvidos em uma sociedade repleta de problemas geradores de situações de violência. Os desafios se dão a partir da possibilidade de criar ações coletivas com a gestão da escola, com os alunos e a comunidade. Portanto, os achados nos mostram a necessidade de se voltar para a própria escola como fundamento do enfrentamento à violência e para os professores de Sociologia como um dos atores sociais principais nesse contexto.
Abstract: The aim is to analyze high school sociology teachers' understanding of how the relationship between violence and school affects the learning process. The violence has been a focus of concern for contemporary society, especially violence at school. This research took place in ten regular high schools in the city of Fortaleza, northeast of Brazil. In all, eleven sociology teachers were interviewed. This qualitative, descriptive, and exploratory research was based on Max Weber's interpretive sociology's perspective and on Bardin's discourse analysis. The results derive from the way in which sociology teachers understand the experience of school violence in high school. It was possible to perceive that the phenomenon of violence is interpreted as being of a multi-causality order that presents family configurations and the role of a territorial context permeated with the presence of criminal factions as structuring elements for the occurrence of violence. This research found that sociology teachers develop their work without preparation to deal with problems related to violence at school. Although they possess the teaching materials to handle the theme of violence, teachers believe there should be a permanent training policy on that subject and fear the presence of criminal factions that influence the entire school environment, including educational activities. Teachers are part of a society overwhelmed with social problems that trigger situations of violence. The challenges arise from the possibility of creating collective actions involving school management, students, and the community. Therefore, the findings show us the need to turn to the school itself as a ground for confronting violence and to sociology teachers as one of the main social actors in this context
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52955
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