Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52928
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Daniele Cariolano-
dc.contributor.authorTherrien, Jacques-
dc.contributor.authorCavalcante, Maria Marina Dias-
dc.contributor.authorSilva, Tatiana Maria Ribeiro-
dc.date.accessioned2020-07-15T11:31:40Z-
dc.date.available2020-07-15T11:31:40Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, Daniele Cariolano; THERRIEN, Jacques ; CAVACANTE, Maria Marina Dias; SILVA, Tatiana Maria Ribeiro. Práticas de leitura no PIBID-FECLESC à luz da semiformação Adorniana. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-86901-07-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52928-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRealize eventospt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectSemiformaçãopt_BR
dc.titlePráticas de leitura no PIBID-FECLESC à luz da semiformação Adornianapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho objetiva compreender as práticas de leitura desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) à luz da semiformação em Adorno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – PPGE/UECE. Como procedimentos de apreensão de dados, recorreu-se às revisões bibliográfica e documental, além de entrevistas semiestruturadas com oito professores supervisores do PIBID/FECLESC. Dentre os referenciais teórico-metodológicos para a análise dos dados, destacaram-se Adorno (1995, 2002, 2010), Silva (2008, 2009) e Lüdke e André (1986). Os resultados evidenciaram, como práticas leitoras, os encontros para estudos e realização de atividades específicas e didático-pedagógicas necessárias ao trabalho docente, além de momentos de atualização profissional. Em outras ocasiões, no entanto, tais práticas se mostraram limitadas a leituras informativas, de revisão de conteúdos e de orientação para simples elaboração de instrumentais e a estudos para entendimento superficial de proposições e assuntos textuais, em que se considerou erroneamente que o sentido de um escrito fosse simplesmente extraído e não compreendido como processo multidimensional. Certas nuanças das práticas leitoras expressam contextos adaptativos à semiformação adorniana, caracterizada por uma consciência que, ao renunciar a autorreflexão e a autodeterminação, conforma-se à reprodutividade social, econômica, política e cultural. Ante o contexto de leitura semiformativa, emerge a necessidade de processos de leitura crítico-reflexiva de resgate à cultura imprescindíveis ao não ocultamento das relações simbólicas de dominação e de destrutividade humana. Palavras-chave:pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_capliv_dcsilva.pdf138,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.