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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52909
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Cunha, Halisson Mota | - |
dc.contributor.author | Peixoto, Ronny Barroso | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria Eleni Henrique da | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-14T10:59:05Z | - |
dc.date.available | 2020-07-14T10:59:05Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Halisson Mota; PEIXOTO, Ronny Barroso; SILVA, Maria Eleni Henrique da. Possibilitando trajetórias para o enfrentamento da violência No Liceu do Conjunto. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-86901-07-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52909 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Realize eventos | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Escolas Inovadoras | pt_BR |
dc.title | Possibilitando trajetórias para o enfrentamento da violência No Liceu do Conjunto | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A violência tem adentrado o interior das escolas em todas as regiões. Em todos os países se ouve falar de casos de violência, tornando-se urgentes práticas que estimulem o enfretamento dessa prática nas escolas. Este trabalho pretende dar continuidade ao processo reflexivo sobre esta temática, utilizando a escola do Liceu do Conjunto Ceará (LCC) como exemplo de possibilidade potente para o enfrentamento da violência, apresentando caminhos possíveis para a resolução de conflitos. Foi realizado um estudo de caso no LCC, utilizamos o enfoque qualitativo, onde este tipo de pesquisa permite dialogar com os dados obtidos com a literatura atual e realidade local. A amostra desta pesquisa foram professores concursados do Estado e com no mínimo de 03 (três) anos de atuação. Foram aplicados questionários com 11 (onze) professores, segundo os estudos de Miriam Abramovay frente a Escolas Inovadoras no Enfrentamento da Violência. Foi analisado o conteúdo dos questionários por meio da técnica sugerida por Bardin (2006). Observamos que a gestão escolar tem se empenhado em fazer uma liderança democrática e participativa, utilizando o diálogo como mediador das situações. A escola tem apoiado e encorajado os docentes em suas ações, onde verificamos, um destaque no cenário local por conta dessas experiências para o enfrentamento da violência. No entanto, observamos que o LCC necessita avançar na atuação da comunidade em suas atividades corriqueiras. O estudo se mostrou potente ao consolidar a escola LCC como possível lugar para o enfrentamento da violência e compondo a ambientação de Escola Inovadora para esta temática. Palavras-chaves: | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2020_capliv_hmcunha.pdf | 138,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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