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dc.contributor.authorCunha, Halisson Mota-
dc.contributor.authorPeixoto, Ronny Barroso-
dc.contributor.authorSilva, Maria Eleni Henrique da-
dc.date.accessioned2020-07-14T10:59:05Z-
dc.date.available2020-07-14T10:59:05Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCUNHA, Halisson Mota; PEIXOTO, Ronny Barroso; SILVA, Maria Eleni Henrique da. Possibilitando trajetórias para o enfrentamento da violência No Liceu do Conjunto. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-86901-07-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52909-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRealize eventospt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectEscolas Inovadoraspt_BR
dc.titlePossibilitando trajetórias para o enfrentamento da violência No Liceu do Conjuntopt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA violência tem adentrado o interior das escolas em todas as regiões. Em todos os países se ouve falar de casos de violência, tornando-se urgentes práticas que estimulem o enfretamento dessa prática nas escolas. Este trabalho pretende dar continuidade ao processo reflexivo sobre esta temática, utilizando a escola do Liceu do Conjunto Ceará (LCC) como exemplo de possibilidade potente para o enfrentamento da violência, apresentando caminhos possíveis para a resolução de conflitos. Foi realizado um estudo de caso no LCC, utilizamos o enfoque qualitativo, onde este tipo de pesquisa permite dialogar com os dados obtidos com a literatura atual e realidade local. A amostra desta pesquisa foram professores concursados do Estado e com no mínimo de 03 (três) anos de atuação. Foram aplicados questionários com 11 (onze) professores, segundo os estudos de Miriam Abramovay frente a Escolas Inovadoras no Enfrentamento da Violência. Foi analisado o conteúdo dos questionários por meio da técnica sugerida por Bardin (2006). Observamos que a gestão escolar tem se empenhado em fazer uma liderança democrática e participativa, utilizando o diálogo como mediador das situações. A escola tem apoiado e encorajado os docentes em suas ações, onde verificamos, um destaque no cenário local por conta dessas experiências para o enfrentamento da violência. No entanto, observamos que o LCC necessita avançar na atuação da comunidade em suas atividades corriqueiras. O estudo se mostrou potente ao consolidar a escola LCC como possível lugar para o enfrentamento da violência e compondo a ambientação de Escola Inovadora para esta temática. Palavras-chaves:pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

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