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dc.contributor.authorFranco, Roberto Kennedy Gomes-
dc.contributor.authorBezerra, Tânia Serra Azul Machado-
dc.date.accessioned2020-07-14T10:44:36Z-
dc.date.available2020-07-14T10:44:36Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationFRANCO, Roberto Kennedy Gomes; BEZERRA, Tânia Serra Azul Machado. O princípio educativo do trabalho coletivo no assentamento barra do Lemi/Pentecoste/CE. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-86901-07-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52907-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRealize eventospt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAgricultorespt_BR
dc.titleO princípio educativo do trabalho coletivo no assentamento barra do Lemi/Pentecoste/CEpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo texto, dialeticamente engajados na análises das experiências de luta por terra, trabalho, saúde, educação entre outros meios mínimos necessários à produção da vida, nossa investigação, pautada no materialismo histórico-dialético, encontrou nas narrativas sobre a experiência de produção coletiva do Assentamento Barra do Lemi∕Pentecoste/CE uma tentativa de praticar os pressupostos de Marx apresentados no texto A Crítica do Programa de Gotha, de 1975 e publicado por Engels em 1891. Interpretamos que o princípio educativo do trabalho coletivo na Assentamento Barra do Lemi em Pentecoste/CE, fez emergir uma concepção de mundo que nutriu a formação da consciência de classe e apontou para uma “educação para além do capital” (MÉSZÁROS, 2008). Estes agricultores, entre limites e possibilidades, foram tocados por pensamentos/ações capazes de transformar a produção material/espiritual de suas existências.pt_BR
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