Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52890
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Estudo do perfil socioeconômico, acadêmico e metodológico como influência na retenção da evasão de alunos do Curso De Engenharia De Alimentos da Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Bertoldo, Gabriela Mota
Nascimento, Clarissa Pacheco Fernandes
Sampaio, Lorena Maria Freire
Eça, Kaliana Sitonio
Palavras-chave: Estudante;Aprendizagem;Expectativas
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Lingüística
Citação: BERTOLDO, Gabriela Mota; NASCIMENTO, Clarissa Pacheco Fernandes; SAMPAIO, Lorena Maria Freire Sampaio. EÇA, Kaliana Sitonio. Estudo do perfil socioeconômico, acadêmico e metodológico como influência na retenção da evasão de alunos do Curso De Engenharia De Alimentos da Universidade Federal do Ceará. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
Resumo: Na Universidade, dado a diversidade quanto ao público ingresso, os alunos podem adquirir expectativas equivocadas quanto ao curso, levando-os à evasão. A preocupação com as metodologias de ensino é relevante para o aprendizado do aluno no decorrer do curso. Este estudo propôs identificar o perfil socioeconômico do aluno ingresso e egresso no curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará estabelecendo correlações com metodologias de ensino e experiências vividas pelos alunos. Justifica-se este trabalho pela necessidade de mapear o perfil do aluno ingressante, entender suas necessidades e associá-las às experiências vividas pelos alunos egressos a fim de solucionar deficiências e desenvolver melhorias para curso. Dois formulários online foram criados na plataforma Google os quais foram respondidos pelos alunos. Os resultados mostram que os ingressantes são em sua maioria composto por mulheres, com faixa etária 18-24, e de baixa renda. Os alunos egressos são quase que exclusivamente mulheres com idade entre 25-34 anos. As metodologias que contribuíram para o aprendizado se destacam por valorizar o protagonismo dos alunos (debates, estudos dirigidos e aulas práticas). A importância da aplicação de metodologias ativas pode ser observada nos anseios abordados pelos alunos egressos, uma vez que almejam por melhorias na qualidade de aulas práticas busca por parcerias com indústrias. Os resultados alcançados mostram a necessidade de mudanças nas metodologias de ensino, por meio da valorização de conhecimentos prévios dos alunos, aulas práticas e visitas técnicas, como uma forma de defesa da educação a fim de minimizar a evasão e retenção.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52890
ISBN: 978-65-86901-07-8
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_capliv_gmbertoldo.pdf138,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.