Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52876
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O irrepresentável em Harmada, de João Gilberto Noll |
Título em inglês: | The unrepresentable in João Gilberto Noll´s Harmada |
Autor(es): | Pereira, Caciana Linhares |
Palavras-chave: | Harmada;Psicanálise;Arte;Representação;Real |
Data do documento: | 2017 |
Instituição/Editor/Publicador: | Cadernos de Psicanálise |
Citação: | PEREIRA, Caciana Linhares. O irrepresentável em Harmada, de João Gilberto Noll. Cadernos de Psicanálise, Rio de Janeiro (RJ), v. 39, n. 37, p. 67-82, jul./dez. 2017. |
Resumo: | O artigo aborda aspectos da ficção brasileira produzida a partir da década de 80, dirigindo-se de modo específico, a Harmada, livro de João Gilberto Noll. As insígnias do abalo, do extravio, do cataclismo e do terremoto são relacionadas a um objeto produzido pela incidência dos produtos da ciência, do advento da técnica e do massacre de massa: a ruína. Este objeto teria a particularidade de mostrar o que não pode ser capturado pela representação e pelo sentido. A proposição é a de que Harmada desconstrói, em sua forma, a unidade imaginária da estrutura narrativa e, nesse procedimento, faz emergir um vazio correlativo do próprio sujeito. Vazio que remete ao que, em uma obra de arte, constitui seu núcleo real. |
Abstract: | The article addressesaspects of Brazilian fiction produced since the 80’s, referring specially to Har-mada, a novel by João Gilberto Noll. The ensigns of the shake, misplacement, cataclysm and ear-thquake are related to an object produced by the incidence of the products of science, the advent of technique and the mass massacre: the ruin. This object would have the particularity to show what could not be captured by representation and by sense. The proposition is that Harmada decons-tructs, in its form, the imaginary unit of the narrative structure, and in this procedure, makes a correlative emptiness of the subject itself emerge. An emptiness that refers to what, in a work of art, constitutes its real core. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52876 |
ISSN: | 1413-6295 2595-153X |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_clpereira.pdf | 444,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.