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dc.contributor.authorPereira, Caciana Linhares-
dc.date.accessioned2020-07-10T15:59:49Z-
dc.date.available2020-07-10T15:59:49Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationPEREIRA, Caciana Linhares. O irrepresentável em Harmada, de João Gilberto Noll. Cadernos de Psicanálise, Rio de Janeiro (RJ), v. 39, n. 37, p. 67-82, jul./dez. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1413-6295-
dc.identifier.issn2595-153X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52876-
dc.description.abstractThe article addressesaspects of Brazilian fiction produced since the 80’s, referring specially to Har-mada, a novel by João Gilberto Noll. The ensigns of the shake, misplacement, cataclysm and ear-thquake are related to an object produced by the incidence of the products of science, the advent of technique and the mass massacre: the ruin. This object would have the particularity to show what could not be captured by representation and by sense. The proposition is that Harmada decons-tructs, in its form, the imaginary unit of the narrative structure, and in this procedure, makes a correlative emptiness of the subject itself emerge. An emptiness that refers to what, in a work of art, constitutes its real core.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCadernos de Psicanálisept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHarmadapt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectRealpt_BR
dc.titleO irrepresentável em Harmada, de João Gilberto Nollpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo aborda aspectos da ficção brasileira produzida a partir da década de 80, dirigindo-se de modo específico, a Harmada, livro de João Gilberto Noll. As insígnias do abalo, do extravio, do cataclismo e do terremoto são relacionadas a um objeto produzido pela incidência dos produtos da ciência, do advento da técnica e do massacre de massa: a ruína. Este objeto teria a particularidade de mostrar o que não pode ser capturado pela representação e pelo sentido. A proposição é a de que Harmada desconstrói, em sua forma, a unidade imaginária da estrutura narrativa e, nesse procedimento, faz emergir um vazio correlativo do próprio sujeito. Vazio que remete ao que, em uma obra de arte, constitui seu núcleo real.pt_BR
dc.title.enThe unrepresentable in João Gilberto Noll´s Harmadapt_BR
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