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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52876
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pereira, Caciana Linhares | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-10T15:59:49Z | - |
dc.date.available | 2020-07-10T15:59:49Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Caciana Linhares. O irrepresentável em Harmada, de João Gilberto Noll. Cadernos de Psicanálise, Rio de Janeiro (RJ), v. 39, n. 37, p. 67-82, jul./dez. 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1413-6295 | - |
dc.identifier.issn | 2595-153X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52876 | - |
dc.description.abstract | The article addressesaspects of Brazilian fiction produced since the 80’s, referring specially to Har-mada, a novel by João Gilberto Noll. The ensigns of the shake, misplacement, cataclysm and ear-thquake are related to an object produced by the incidence of the products of science, the advent of technique and the mass massacre: the ruin. This object would have the particularity to show what could not be captured by representation and by sense. The proposition is that Harmada decons-tructs, in its form, the imaginary unit of the narrative structure, and in this procedure, makes a correlative emptiness of the subject itself emerge. An emptiness that refers to what, in a work of art, constitutes its real core. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Cadernos de Psicanálise | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Harmada | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Real | pt_BR |
dc.title | O irrepresentável em Harmada, de João Gilberto Noll | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O artigo aborda aspectos da ficção brasileira produzida a partir da década de 80, dirigindo-se de modo específico, a Harmada, livro de João Gilberto Noll. As insígnias do abalo, do extravio, do cataclismo e do terremoto são relacionadas a um objeto produzido pela incidência dos produtos da ciência, do advento da técnica e do massacre de massa: a ruína. Este objeto teria a particularidade de mostrar o que não pode ser capturado pela representação e pelo sentido. A proposição é a de que Harmada desconstrói, em sua forma, a unidade imaginária da estrutura narrativa e, nesse procedimento, faz emergir um vazio correlativo do próprio sujeito. Vazio que remete ao que, em uma obra de arte, constitui seu núcleo real. | pt_BR |
dc.title.en | The unrepresentable in João Gilberto Noll´s Harmada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
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