Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52872
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNascimento, Raimundo Benedito do-
dc.contributor.authorGuedes, Francisca Danielle-
dc.date.accessioned2020-07-10T14:38:58Z-
dc.date.available2020-07-10T14:38:58Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52872-
dc.description.abstractAnalyses how is the access to the Interactive Network of Virtual Learning (RIVED) learning objects repository. It also studies the problems related to facts that can interfere in the full satisfaction of this environment' s users, such as: the cataloguing process, the recovery of the objects, the searching devices, the patterns for the guidance to the learning objects used by the repository and the importance of the librarian or its improvement. This paper' s goal is to analyze these matters and suggest changes for the related repository. This work's first stage is the documentary research, followed by consultations and examinations directly from the RIVED's website. The first part also compares RIVED and the Multimedia Educacional Resource for Learning na Online Teaching (MERLOT) repository. Moreover, this paper applies a list of questions to two different user's group. One of them is cornposed by researchers that take part ofthe Proativa group, at University Federal ofthe Ceará. The other group is composed b~ teachers from a public school in Fortaleza, Ceará, Brazil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRepositórios de objetos de aprendizagem - acessopt_BR
dc.subjectRived (Rede Interativa Virtual de Educação).pt_BR
dc.subjectPesquisas em repositóriospt_BR
dc.titleO acesso aos objetos de aprendizagem no ambiente Rived.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorSilva, Roosewelt Lins-
dc.description.abstract-ptbrAnalisa como acontece o acesso no repositório de objetos de aprendizagem Rede Interativa Virtual de Aprendizagem (RIVED) e questões relativas fatores que podem interferir na satisfação dos usuários do ambiente, tais como: o processo de catalogação, a recuperação dos objetos, aos mecanismos de busca oferecidos, os padrões utilizados de orientação aos objetos de aprendizagem utilizados pelo repositório e a importância do bibliotecário para o aperfeiçoamento do mesmo. Este trabalho se propõe a analisar estas questões e sugerir mudanças para a melhoria do repositório em questão. Na primeira etapa da pesquisa é realizada a pesquisa documental, seguida de várias consultas e verificações diretamente no site do RIVED, além de uma comparação entre o mesmo e o repositório Multimedia Educacional Resource for Learning na Online Teaching (MERLOT). Também é aplicado um questionário, com dois grupos. diferentes de usuários, sendo o primeiro integrado por participantes do grupo PROATIV A, da Universidade Federal do Ceará e, o segundo, composto por professores de uma escola pública de Fortaleza, Ceará, Brasil.pt_BR
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_tcc_fdguedes.pdf29,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.