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dc.contributor.authorMarques, Francisco Paulo Jamil Almeida-
dc.contributor.authorRebouças, Hébely-
dc.date.accessioned2020-07-10T12:01:21Z-
dc.date.available2020-07-10T12:01:21Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMARQUES, Francisco Paulo Jamil; REBOUÇAS, Hébely. Quando o Jornalismo e as fontes disputam o controle da visibilidade pública: a cobertura do jornal O Povo sobre a fanpage de Cid Gomes. INTERCOM, São Paulo, v.42, n.1, p.93-112, jan./abr. 2019pt_BR
dc.identifier.issn1980-3508-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52866-
dc.description.abstractThe article aims to investigate the disputes involving agents from the journalistic and the political fields regarding the dispute over the control of public visibility. We consider as a case study thecoverage provided by the O Povo newspaper about the Facebook page of Cid Gomes, the former governor of Ceará (2007-2014). By using Content Analysis, the empirical section investigates 67 journalistic texts covering Gomes’ posts in order to verify (i) the degree of relevance and (ii) the type of content published on the fanpage that achieved the newspaper’s attention. The results show that O Povo ignored most of the publications in which Gomes seeks to build a positive image of himself. At the same time, the publication tries to maintain its agenda-building power by associating the fanpage to informality and controversy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINTERCOMpt_BR
dc.subjectJornalismo políticopt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.titleQuando o Jornalismo e as fontes disputam o controle da visibilidade pública: a cobertura do jornal O Povo sobre a fanpage de Cid Gomespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom o intuito de investigar em que medida agentes do campo jornalístico e do campo político disputam o controle da esfera de visibilidade pública, o artigo examina a cobertura do jornal O Povo sobre a fanpage do ex-governador do Ceará (2007-2014), Cid Gomes. Por meio de Análise de Conteúdo, a seção empírica investiga 67 textos jornalísticos que trataram das postagens do então mandatário, verificando-se (i) o grau de relevância dos posts na construção das pautas e (ii) o tipo de conteúdo da fanpage que o periódico costuma repercutir. Conclui-se que O Povo ignorou a maioria das publicações nas quais Cid procurou construir uma imagem positiva de si. Além disso, a publicação relaciona a fanpage à informalidade e à polêmica, buscando manter o poder de agendamento do Jornalismo.pt_BR
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