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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Andréa Moura da Costa-
dc.contributor.authorLima, Marcos Antonio Martins-
dc.date.accessioned2020-07-07T13:37:31Z-
dc.date.available2020-07-07T13:37:31Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSOUZA, Andréa Moura da Costa; LIMA, Marcos Antonio Martins. Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- comunidade de cooperação e aprendizagem significativa. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.pt_BR
dc.identifier.issn978-65-86901-07-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52793-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRealize eventospt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEstágio Probatóriopt_BR
dc.titleAvaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- comunidade de cooperação e aprendizagem significativa.pt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem o objetivo avaliar as competências docentes em estágio probatório no programa CASa/ UFC 2012 e 2015.As técnicas de levantamento para a coleta de dados foram: a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental. Em seguida foi proposto uma entrevista com roteiro semiestruturado com o gestor com o intuito de avaliar a estruturação das atividades e a organização das ações. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas para 71 docentes que participaram das ações formativas durante o período compreendido entre 2012 a 2015. Os dados foram tratados e analisados por meio da tabulação com o software Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) e na perspectiva do modelo CIPP. Os dados levantados comprovaram que os docentes ingressam com competências didáticas e avaliativas na instituição, entretanto as competências para o desenvolvimento de projetos de extensão se apresentam como competências a serem desenvolvidas. Escolhemos nos concentrar nessas três competências no contexto do modelo CIPP, pois são pilares para o docente do ensino superior. Dentro do processo sistêmico em síntese, o programa CASa demostra ter contribuído para o desenvolvimento das competências docentes, pois ao avaliar o programa constatamos que há a melhoria das competências, do planejamento e da avaliação do ensino-aprendizagem. O atingimento dos objetivos pedagógicos das disciplinas e da cooperação, estão alinhados com a aprendizagem significativa e com competências intrínsecas oferecidos pelo programa.pt_BR
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