Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52786
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Maria de Fátima Oliveira-
dc.contributor.authorSilva, Ana Júlia Quinto Alves da-
dc.date.accessioned2020-07-07T12:06:34Z-
dc.date.available2020-07-07T12:06:34Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Júlia Quinto Alves da. Diagnóstico das bibliotecas escolares da rede pública do município de Caucaia/Ceará. 2019. 59f. - Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52786-
dc.description.abstractThe school library is the gateway to future readers and researchers, it is through it that many will discover the pleasure of reading. This study aims to identify and analyze the current situation of school libraries belonging to the city of Caucaia, considering its relevance for a later creation of the school library system of the city. And specific goals: a) Identify the existing school libraries in the municipality; b) Know and characterize the users who use the school library; c) Present the services offered by these libraries; d) Verify the types of professionals working in these libraries; e) Analyze the environments of these libraries regarding space, accessibility and collection. To perform the diagnosis we used the descriptive and exploratory research through data collection conducted through a questionnaire of twelve closed questions sent to all schools in the city to gather information from those responsible for school libraries. For the theoretical basis we use several authors as follows: Wedge, Souza, Martins, Motta, Antunes, Campello, Pimentel, Fragoso, Costa, Araújo, among others. We characterize the school libraries regarding the physical structure, collection, human resources, services and users. From the information gathered, we found that this study can serve as a support for the creation of the School Library System of Caucaia - Ceará.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subjectEstudo de usuáriospt_BR
dc.titleDiagnóstico das bibliotecas escolares da rede pública do município de Caucaia/Cearápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA biblioteca escolar é a porta de entrada para futuros leitores e pesquisadores, é por meio dela que muitos irão descobrir o prazer pela leitura. Este estudo tem como objetivo geral identificar e analisar a situação atual das bibliotecas escolares pertencentes ao município de Caucaia, haja vista a sua relevância para uma posterior criação do sistema de bibliotecas escolares do município. E objetivos específicos: a) Identificar as bibliotecas escolares existentes no município; b) Conhecer e caracterizar os usuários que utilizam a biblioteca escolar; c) Apresentar os serviços oferecidos por essas bibliotecas; d) Verificar os tipos de profissionais que atuam nessas bibliotecas; e) Analisar os ambientes dessas bibliotecas no tocante a espaço, acessibilidade e acervo. Para a realização do diagnostico utilizamos da pesquisa descritiva e exploratória por meio de coleta de dados realizado através de um questionário de doze perguntas fechadas enviado a todas as escolas do município para colher as informações dos responsáveis pelas bibliotecas escolares. Para o embasamento teórico utilizamos vários autores a seguir: Cunha, Souza, Martins, Motta, Antunes, Campello, Pimentel, Fragoso, Costa, Araújo, entre outros. Caracterizamos as bibliotecas escolares no tocante a estrutura física, acervo, recursos humanos, serviços e usuários. A partir das informações levantadas, constatamos que este estudo possa servir de subsidio para a viabilização da criação do Sistema de Bibliotecas Escolares do Município de Caucaia – Ceará.pt_BR
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_ajqadsilva.pdf2019_tcc_ajqadsilva.pdf890,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.