Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52782
Tipo: Artigo de Periódico
Título: As representações sociais de si e do ser professor de alunos de letras em formação inicial
Título em inglês: The social representations of oneself and being a teacher of letters students in initial training
Autor(es): França, José Marcos Ernesto Santana de
Ribeiro, Pollyanne Bicalho
Palavras-chave: Dialogismo;Teoria das Representações Sociais (TRS);Formação docente inicial;Estágio supervisionado;Língua portuguesa
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Fólio – Revista de Letras
Citação: FRANÇA, José Marcos Ernesto Santana de; RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. As representações sociais de si e do ser professor de alunos de letras em formação inicial. Fólio – Revista de Letras, Vitória da Conquista (BA), v. 12, n. 1, p. 535-558, jan./jun. 2020.
Resumo: Este artigo teve como objetivo analisar e discutir as representações sociais de si e de ser professor de Língua Portuguesa em enunciados de alunos de sétimo semestre de um curso de Letras de uma universidade pública já em fase de estágio supervisionado. Assim, para alcançar tal intento, aplicamos um questionário semiestruturado aos referidos alunos para a coleta de dados e formação de um corpus de análise. A pesquisa, de caráter qualitativo-interpretativo, teve como arcabouço teórico os pressupostos bakhtinianos sobre o dialogismo e a Teoria das Representações Sociais (TRS) de Moscovici (2012, 2015) e os estudos sobre a formação de professores, baseando-nos em Schön (2000) e Tardif (2014). As análises nos apontaram que alguns alunos, apesar de já estarem no exercício do primeiro estágio supervisionado, têm uma representação de ser professor como uma profissão sacrificada, injustiçada, porém heroica e não têm uma representação de si como futuros professores atuantes no magistério.
Abstract: This article aimed to analyze and discuss the social representations of oneself and of being a teacher of Portuguese Language in statements of students from the seventh semester of a Language course at a public university already in the supervised internship phase. Thus, to achieve this goal, we applied a semi-structured questionnaire to the referred students for the collection of data and formation of a corpus of analysis. The research, of a qualitative-interpretative character, had as its theoretical framework the Bakhtinian assumptions about the dialogism and the Social Representations Theory (TRS) of Moscovici (2012, 2015) and the studies on teacher training, based on Schön ( 2000) and Tardif (2014). The analyzes showed us that some students, although already in the exercise of the first supervised internship, have a representation of being a teacher as a sacrificed, unfair, but heroic profession and do not have a representation of themselves as future teachers working in the teaching profession.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52782
ISSN: 2176-4182
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_jmesfrancapbribeiro.pdf302,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.