Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52782
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFrança, José Marcos Ernesto Santana de-
dc.contributor.authorRibeiro, Pollyanne Bicalho-
dc.date.accessioned2020-07-07T10:19:26Z-
dc.date.available2020-07-07T10:19:26Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationFRANÇA, José Marcos Ernesto Santana de; RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. As representações sociais de si e do ser professor de alunos de letras em formação inicial. Fólio – Revista de Letras, Vitória da Conquista (BA), v. 12, n. 1, p. 535-558, jan./jun. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2176-4182-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52782-
dc.description.abstractThis article aimed to analyze and discuss the social representations of oneself and of being a teacher of Portuguese Language in statements of students from the seventh semester of a Language course at a public university already in the supervised internship phase. Thus, to achieve this goal, we applied a semi-structured questionnaire to the referred students for the collection of data and formation of a corpus of analysis. The research, of a qualitative-interpretative character, had as its theoretical framework the Bakhtinian assumptions about the dialogism and the Social Representations Theory (TRS) of Moscovici (2012, 2015) and the studies on teacher training, based on Schön ( 2000) and Tardif (2014). The analyzes showed us that some students, although already in the exercise of the first supervised internship, have a representation of being a teacher as a sacrificed, unfair, but heroic profession and do not have a representation of themselves as future teachers working in the teaching profession.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFólio – Revista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDialogismopt_BR
dc.subjectTeoria das Representações Sociais (TRS)pt_BR
dc.subjectFormação docente inicialpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleAs representações sociais de si e do ser professor de alunos de letras em formação inicialpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo teve como objetivo analisar e discutir as representações sociais de si e de ser professor de Língua Portuguesa em enunciados de alunos de sétimo semestre de um curso de Letras de uma universidade pública já em fase de estágio supervisionado. Assim, para alcançar tal intento, aplicamos um questionário semiestruturado aos referidos alunos para a coleta de dados e formação de um corpus de análise. A pesquisa, de caráter qualitativo-interpretativo, teve como arcabouço teórico os pressupostos bakhtinianos sobre o dialogismo e a Teoria das Representações Sociais (TRS) de Moscovici (2012, 2015) e os estudos sobre a formação de professores, baseando-nos em Schön (2000) e Tardif (2014). As análises nos apontaram que alguns alunos, apesar de já estarem no exercício do primeiro estágio supervisionado, têm uma representação de ser professor como uma profissão sacrificada, injustiçada, porém heroica e não têm uma representação de si como futuros professores atuantes no magistério.pt_BR
dc.title.enThe social representations of oneself and being a teacher of letters students in initial trainingpt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_jmesfrancapbribeiro.pdf302,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.