Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52759
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Os governos de FHC e Lula: similitudes e ou contrates entre as políticas de formação de professores |
Authors: | Oliveira, Kalina Gondim de |
Keywords: | Profisionais;Formação de Professores |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | UFC |
Citation: | OLIVEIRA, Kalina Gondim de. Os governos de FHC e Lula: similitudes e ou contrates entre as políticas de formação de professores. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.-819- 826.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este artigo trata sobre as políticas de formação de professores nos governos FHC e Lula, nesta perspectiva, entende com Frigotto que as formas de regulação transnacional de mercado ao final da década de 1980 impulsionaram um quadro de reorganização da lógica capitalista na perspectiva de mudança reestruturativa da produção e do papel do Estado enquanto agente regulador dos meios para a naturalização de seus pressupostos, dentre os quais a educação e o combate à miséria eram comumente o foco. Neste período, a globalização da economia avançou, as políticas neoliberais ganharam centralidade, o desemprego aumentou, o processo de trabalho se transformou, as empresas enxugaram seus quadros de funcionários levando ao desemprego milhares de trabalhadores e o emprego informal cresceu. A exclusão social atingiu patamares assustadores e a camada média da população passou a ter mais dificuldades para conseguir emprego. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52759 |
ISSN: | 2237-2229 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_kgoliveira.pdf | 129,46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.