Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52712
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Rosa é choque: enfrentamentos de gênero no chão da sala de aula e a invisibilidade no universo trans na educação
Título en inglés: Rosa is shock: gender facilities on the ground of the classroom and the invisibility in the universe trans in education
Autor : Cavalcante, Antonio Simão
Silva, Isaíde Bandeira da
Pinheiro, Regina Cláudia
Palabras clave : Letramento;Ideologia de Gênero;Exclusão;Educação - Aspectos sócio-culturais
Fecha de publicación : 2018
Editorial : Revista Multidebates
Citación : CAVALCANTE, Antonio Simão; SILVA, Isaíde Bandeira da; PINHEIRO, Regina Cláudia. Rosa é choque: enfrentamentos de gênero no chão da sala de aula e a invisibilidade no universo trans na educação. Revista Multidebates, Palmas (TO), v. 2, n. 1, p. 139-154, mar. 2018.
Resumen en portugués brasileño: O presente artigo objetiva apresentar uma breve reflexão quanto ao distanciamento das questões ligadas ao gênero, a ideologia de gênero e ao universo trans na sala de aula dos municípios do sertão central cearense e, partido desse processo possui como problemática a seguinte indagação: Por que é tão difícil quebrar paradigmas de gênero no chão da sala de aula? Para tal, buscamos empregar as discussões realizadas em sala de aula no intuito de questionar os diferentes significados atribuídos as linguagens utilizadas em sala e seu descortinamento nas praticas sociais e de naquelas relacionadas ao próprio universo do ensino. A leitura de autores que se posicionam quanto a essa abordagem, como Louro (1197, 2010, 2016), Moita Lopes (2005, 2006), Rocha (2009, 2012) dentre outros. Foi de fundamental importância para tal análise e nos possibilitou um melhor entendimento quanto aos entraves no chão da sala e o quanto as nossas escolas ainda são lugares de preservação e perpetuação das diferenças sociais fora dela. Considera-se que uma sociedade de fato acolhedora e inclusiva que possa acolher a todos enquanto diferentes que somos sem que essa diferença torne-se motivo para menosprezo ou causa de violência.
Abstract: The present article aims to present a brief reflection about the distance from gender issues, gender ideology and the trans universe in the classroom of the municipalities of the central sertão of Ceará, and, as a result of this process, has the following question: Why is it so hard to break gender paradigms on the classroom floor? To this end, we seek to employ the discussions carried out in the classroom in order to question the different meanings attributed to the languages used in the classroom and their insight into social practices and those related to the teaching universe itself. The reading of authors who position themselves on this approach, such as Louro (1197, 2010, 2016), Moita Lopes (2005, 2006), Rocha (2009, 2012) among others. It was of fundamental importance for such analysis and enabled us to better understand the barriers on the floor of the room and how much our schools are still places of preservation and perpetuation of social differences outside of it. It is considered that a truly welcoming and inclusive society that can welcome everyone as different as we are without this difference becoming a reason for contempt or cause of violence.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52712
ISSN : 2594-4568
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_art_ascavalcanteibsilva.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.