Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52690
Type: Artigo de Evento
Title: Sexualidade, gênero e diversidade sexual nas políticas públicas educacionais
Authors: Medeiros, Jarles Lopes de
Jucá, Gisafran Nazareno Mota
Keywords: Gênero;Políticas Públicas Educacionais;Diversidade Sexual
Issue Date: 2016
Publisher: UFC
Citation: MEDEIROS, Jarles Lopes de; JUCÁ, Gisafran Nazareno Mota. Sexualidade, gênero e diversidade sexual nas políticas públicas educacionais. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.-653- 664.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.
Abstract in Brazilian Portuguese: O trabalho discute o tema sexualidade e seus desdobramentos nas relações de gênero e na forma como se lida com as diversidades sexuais na escola. Para tanto, foi necessário realizar uma análise das políticas públicas destinadas a abordar a problemática no campo educacional. A partir do recurso metodológico bibliográfico e da análise documental, enfocou-se nos seguintes documentos: Os Temas Transversais (BRASIL, 1997a e 1997b), a Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996) e o Kit de Materiais Educativos do Projeto Escola sem Homofobia. O objetivo é suscitar a reflexão em torno dos subsídios que tais documentos podem oferecer à prática docente. Evidenciou-se que tais políticas são insuficientes para abordar o aluno dotado de subjetividade e sexualidade que chega à escola. Dessa forma, surge a indagação: onde os professores poderão encontrar subsídios legais para lidarem com o tema? Professor esse que também é sujeito subjetivo e sexual, portanto possui concepções pessoais sobre o assunto
URI: 2237-2229
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52690
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_eve_jlmedeiros.pdf171,01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.