Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52690
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Medeiros, Jarles Lopes de | - |
dc.contributor.author | Jucá, Gisafran Nazareno Mota | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-01T12:56:24Z | - |
dc.date.available | 2020-07-01T12:56:24Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Jarles Lopes de; JUCÁ, Gisafran Nazareno Mota. Sexualidade, gênero e diversidade sexual nas políticas públicas educacionais. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.-653- 664.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação. | pt_BR |
dc.identifier.uri | 2237-2229 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52690 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFC | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Diversidade Sexual | pt_BR |
dc.title | Sexualidade, gênero e diversidade sexual nas políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O trabalho discute o tema sexualidade e seus desdobramentos nas relações de gênero e na forma como se lida com as diversidades sexuais na escola. Para tanto, foi necessário realizar uma análise das políticas públicas destinadas a abordar a problemática no campo educacional. A partir do recurso metodológico bibliográfico e da análise documental, enfocou-se nos seguintes documentos: Os Temas Transversais (BRASIL, 1997a e 1997b), a Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996) e o Kit de Materiais Educativos do Projeto Escola sem Homofobia. O objetivo é suscitar a reflexão em torno dos subsídios que tais documentos podem oferecer à prática docente. Evidenciou-se que tais políticas são insuficientes para abordar o aluno dotado de subjetividade e sexualidade que chega à escola. Dessa forma, surge a indagação: onde os professores poderão encontrar subsídios legais para lidarem com o tema? Professor esse que também é sujeito subjetivo e sexual, portanto possui concepções pessoais sobre o assunto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_jlmedeiros.pdf | 171,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.