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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5266
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise econômica sobre simulações de fusões no mercado brasileiro de carros populares - ano 2007 |
Autor(es): | Silva Junior, Rosendo Fernandes da |
Orientador: | DeSouza, Sérgio Aquino |
Palavras-chave: | Economia Industrial;Microeconomia |
Data do documento: | 2008 |
Citação: | SILVA JÚNIOR, Rosendo Fernandes da. Análise econômica sobre simulações de fusões no mercado brasileiro de carros populares - ano 2007. 2008. 66f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza, CE, 2010. |
Resumo: | Este estudo se propõe a apresentar uma análise de simulações de fusões para o mercado brasileiro de carros populares no ano de 2007. O modelo mensura os efeitos em preços devido a ganhos de sinergia, e em qualidade no produto. Relaxase a hipótese de custos marginais constantes dos modelos na pré e pós-fusão, tipicamente implementada nos demais modelos de outros setores. No âmbito da economia industrial empírica, modelos de previsão de preços pósfusão são desejáveis. São utilizadas em sua realização, técnicas computacionais de calibragem na busca do lucro ótimo de equilíbrio das firmas envolvidas no estudo do mercado. A abordagem do tema é feita, inicialmente, através de um breve histórico do mercado automobilístico nacional. O conjunto de dados é composto da quantidade vendida por unidade, preço do modelo representativo, market share de cada modelo no mercado. Dessas informações, foi possível mensurar variáveis de significado econômico como custos, poder de mercado, qualidade e lucros das empresas do segmento. A metodologia aplicada consiste na calibragem dos parâmetros de um modelo estrutural de demanda e oferta. Pelo lado da demanda, assumimos o modelo LOGIT de escolha discreta por produtos diferenciados. Por sua vez pelo lado da oferta parte-se do pressuposto que firmas competem à la Bertrand. |
Abstract: | This dissertation presents descriptive analysis of mergers’simulation on the brasilian market of popular cars in 2007. The model measure effects in prices just to gain synergy, and in quality the output. To enfeeble an assumption of marginal costs constant in the models pré and pós-merger, typically used in the others models of the several sectors. In the scope of the industrial empirical economic, models of prices’prevision pós-merger are desirable. It´s used, computing skills of calibration in search of maximum profit in equilibrium on the firms to related with the application in market. Initially, a brief history of automobilistic national market is presented. The data set is composed of total of unit sent in 2007, the price of represent model, market share in unit and market share in value and the total market of popular cars. From this information it was possible to measure variables of economic significance such as price, quality, market power and profits of companies in this segment. The methodology is applied to the calibration of parameters of a structural model of demand and supply. On the demand side, the traditional LOGIT model is assumed. In turn, on the supply side it is assumed that firms compete à la Bertrand. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5266 |
Aparece nas coleções: | CAEN - Dissertações defendidas na UFC |
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