Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52661
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Jogos digitais como motivação para o desenvolvimento da leitura
Otros títulos : Educational digital games for developing reading and writing
Título en inglés: Jogos digitais educacionais para o desenvolvimento da leitura e da escrita
Autor : Pinheiro, Regina Cláudia
Cavalcante, Graça Rosane Mendes
Palabras clave : Letramento Digital;Jogos digitais educacionais;Educação Infantil;Ensino de leitura;Ensino de escrita
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Lingu@ Nostr@ - Revista Virtual de Estudos de Gramática e Linguística
Citación : PINHEIRO, Regina Cláudia; CAVALCANTE, Graça Rosane Mendes. Jogos digitais educacionais para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Lingu@ Nostr@ - Revista Virtual de Estudos de Gramática e Linguística, Vitória da Conquista (BA), v. 6, n. 1, p. 31-49, jan./jun. 2019.
Resumen en portugués brasileño: Os jogos digitais educacionais têm se tornado uma importante ferramenta de aprendizagem em muitas escolas, devido à forte atração que eles provocam em crianças e adolescentes. Sendo assim, no presente trabalho, objetivamos verificar como os jogos digitais educacionais contribuem para o processo de desenvolvimento de leitura e escrita com crianças da Educação Infantil. Para tanto, utilizamos os pressupostos teóricos de alguns autores que abordam as temáticas, tais como Ferreiro (1995), Ferreiro e Teberosky (1999), Coelho (2000), Zeferino e Pires (2015), Ribeiro e Coscarelli (2009), Prensky (2012) e Pinheiro, Cavalcante e Amorim (2018). Esta pesquisa, de cunho qualitativa, ocorreu a partir da aplicação de um jogo digital com uma criança que se encontra na fase dos cinco anos. Utilizamos como instrumento o jogo digital Pato Pateta, que foi construído no projeto de pesquisa da Universidade Estadual do Ceará, Práticas Escolares para o Desenvolvimento do Letramento Digital – PREDLED. Os resultados demonstraram que os jogos digitais educacionais fazem parte de um grupo poderoso de atividades que conseguem atrair a atenção dos alunos e os auxiliam durante o processo de aquisição da leitura e da escrita. Sendo assim, consideramos que avaliar jogos digitais disponíveis em repositório contribui para auxiliar os professores na seleção dessa ferramenta para utilização em sala de aula.
Abstract: Digital educational games have become an important learning tool in many schools because of the strong attraction they elicit in children and adolescents. Therefore, in the present work, we aim to verify how the digital educational games contribute to the process of developing reading and writing with children of Early Childhood Education. Therefore, we use the theoretical assumptions of some authors that approach the themes, such as Ferreiro (1995), Ferreiro e Teberosky (1999), Coelho (2000), Zeferino e Pires (2015), Ribeiro e Coscarelli (2009), Prensky (2012) and Pinheiro, Cavalcante e Amorim (2018). This research, of qualitative aspect, developed from the application of a digital game with a child that is in the phase of the five years old. We worked as a tool the digital game Pato Pateta, which was built in the research project of the State University of Ceará, School Practices for the Development of Digital Literacy - PREDLED. The results presented that digital educational games are part of a powerful group of activities which can attract students' attention and help them through the process of reading and writing. Thus, we consider that evaluating digital games available in repository helps to assist teachers in the selection of this tool for use in the classroom.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52661
ISSN : 2317-2320
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_art_rcpinheirogrmcavalcante.pdf337,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.