Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52645
Type: Dissertação
Title: Estatística descritiva, análise multivariada e modelo linear para analisar as notas da redação do ENEM 2017
Authors: Araújo, Francisco Nilson Silva
Advisor: Monteiro, André Jalles
Keywords: Redação;Discurso;Competências essenciais;Renda familiar
Issue Date: 2020
Citation: ARAÚJO, Francisco Nilson Silva. Estatística descritiva, análise multivariada e modelo linear para analisar as notas da redação do ENEM 2017. 2020. 99 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem e Métodos Quantitativos) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: A dissertação aqui desenvolvida, tem em sua análise principal no método de avaliação das Redações do ENEM. Esta é avaliada em cinco competências, cada uma pode ter uma nota variando de zero a duzentos. Estas competências são avaliadas independentemente por dois avaliadores, e a nota final é a média das duas notas dadas por estes. A redação faz parte da vida escolar desde a educação fundamental e se prolonga até o fim da vida. Através da redação, o sujeito que a produz, tem em sua escrita uma forma de expor sua fala e portanto esta não deixa de ser um discurso, uma fala através da escrita, e com isso este sujeito se faz existir para o outro, que é o leitor. Através das análises de estatísticas descritivas, multivariadas e por fim uma modelagem linear, percebem-se que as notas das cinco competências são correlacionadas entre si, onde algumas são mais correlacionadas que outras. A competência que está encarregada de perceber a coesão do texto é a que tem maior influência nas notas das demais competências, assim como na redação. Já a competência que propõe uma solução para o problema proposto no tema principal, esta é a que mais se distância da outras, praticamente é como se fosse um outro membro quase que independente do texto. Com a modelagem linear das competências, analisada através das variáveis: Gênero, Idade, Etnia, Escolaridade paterna, Escolaridade materna, Renda familiar, Acesso à internet e Tipo de ensino médio frequentado pelo participante; pode-se perceber que existem fatores que influenciam no aumento das notas destas competências, como a renda familiar, acesso à internet e tendo frequentado escola privada no ensino médio. Portanto, o fator renda tem uma relação com as notas finais destas competências, onde um aumento de renda já se percebe um acréscimo nas notas das competências, consequentemente da redação.
Abstract: The main dissertation developed here, has in its main analysis in the method of evaluation of the Essays of ENEM. This is evaluated in five competencies; each can have a grade ranging from zero to two hundred. These competences are independently assessed by two evaluators, and the final grade is the average of the two grades given by them. Writing is part of school life from elementary school and lasts until the end of life. Through writing, the subject that produces it has in his writing a way of exposing his speech and therefore this is still a speech, a speech through writing, and with that this subject is made to exist for the other, who is the reader. Through the analysis of descriptive, multivariate statistics and finally a linear modeling, it is noticed that the scores of the five competencies are correlated with each other, where some are more correlated than others. The competence that is in charge of perceiving the cohesion of the text is the one that has the greatest influence on the scores of the other competencies, as well as in the writing. The competence that proposes a solution to the problem proposed in the main theme, this is the one that most distances itself from the others, it is practically as if it were another member almost independent of the text. With the linear modeling of competences, analyzed through the variables: Gender, Age, Ethnicity, Father's education, Maternal education, Family income, Internet access and Type of high school attended by the participant; it can be seen that there are factors that influence the increase in the scores of these skills, such as family income, internet access and having attended private school in high school. Therefore, the income factor has a relationship with the final grades of these competencies, where an increase in income already perceives an increase in the grades of the competences, consequently of the wording.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52645
Appears in Collections:DEMA - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_dis_fnsaraujo.pdf.pdf1,54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.