Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52610
Tipo: Artigo de Evento
Título : Educação e o conceito de intelectual: trajetória e atuação jornalística de Coelho Sampaio sobre o educar no Ceará dos anos 1940.
Autor : Silva, Manuelle Araújo da
Palabras clave : Educação;Imprensa
Fecha de publicación : 2016
Editorial : UFC
Citación : SILVA, Manuelle Araújo da. Educação e o conceito de intelectual: trajetória e atuação jornalística de Coelho Sampaio sobre o educar no Ceará dos anos 1940. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.400-411.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalhotem por objetivo principal estabelecer reflexões acerca dos conceitos de intelectual mediador e de intelectual criador, como forma de buscar aprofundar o uso do conceito de intelectual na investigação por mim desenvolvida. Tal intento é relevante, pois apresente pesquisa sobre Ensino e Educação no Ceará dos anos 1940, é desenvolvida a partir dos escritos de um sujeito - colunista, professor e formado em Economia - e dos seus dizeres sobre educação, instrução e ensino, no jornal Gazeta de Notícias. E isso implica compreender que reflexões sobre a sua trajetória fazem-se importantes para o exercício interpretativo da sua forma de pensar a Educação de seu período. Como aspectos conclusivos, tem-se que os conceitos são aplicáveis, mas com alguns cuidados metodológicos.
URI : 2237-2922
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52610
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_eve_masilva.pdf179,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.