Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52607
Tipo: Artigo de Evento
Título : O paradoxo da teoria da evolução de Charles Darwin e sua causa sagrada no mundo moderno
Autor : Moura, Maíra Maia de
Palabras clave : Modernidade;Evento;História
Fecha de publicación : 2016
Editorial : UFC
Citación : MOURA, Maíra Maia de. O paradoxo da teoria da evolução de Charles Darwin e sua causa sagrada no mundo moderno. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.382-390.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo busca entender a polêmica apropriação da obra A Origem das Espécies, publicada em 1859, de Charles Darwin, de que forma o seu aparecimento marcou época, transformando a maneira de compreendermos a vida natural e o planeta Terra, tendo impacto relevante no que se refere ao entendimento do ser humano, alcançando aspectos sociais e consequências políticas de grande importância. A abordagem desenvolvida neste estudo é de cunho qualitativo e bibliográfico, com destaque para Desmond e Moore (2009). Segundo os autores consultados, Darwin sabia das consequências e das polêmicas que iriam advir com a publicação da sua Teoria da Evolução, mas tinha a verdade e a ciência como bens supremos, dentro do entendimento da sua época. Evidencia que a revisão e a pesquisa histórica são um modo de revisitar o passado e de esclarecer coisas ocultas, através da descoberta de novas fontes, como foi o caso das cartas de Darwin, que mostraram ao mundo que ele tinha em vida uma posição muito diferente daquela que lhe atribui o darwinismo social, amplamente divulgado.
URI : 2237-2229
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52607
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_eve_mmmoura.pdf159,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.