Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52606
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Sindicalismo de resistência, imprensa e educação libertária na trajetória de Pedro Augusto Mott |
Autor(es): | Braga, Francisco Victor Pereira |
Palavras-chave: | Educação;Imprensa;MOTTA, Pedro Augusto |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | UFC |
Citação: | BRAGA, Francisco Victor Pereira. Sindicalismo de resistência, imprensa e educação libertária na trajetória de Pedro Augusto Mott. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.371-381Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação. |
Resumo: | O presente artigose debruçasobre a trajetória militante do anarquista Pedro Augusto Motta, cuja vida é marcada por significativa atuação sociopolítica no Brasil das primeiras décadas do século XX. Ao apresentar algumas das dimensões de sua vida militante, discute-se, de forma articulada, o movimento operário, o anarquismo e a militância libertária, particularmente na cidade de Fortaleza. Analisando a trajetória do personagem em diálogo com as experiências militantes de seu tempo, em um período compreendido entre o ano de 1919 e 1923, este trabalho situa o tipógrafo Pedro Augusto Motta em relação a uma geração de jovens militantes e trabalhadores de ofícios vários, discutindo o sindicalismo de resistência, a escrita militante na imprensa anarquista e a educação libertária em sua trajetória. Palavras-chave: Pedro Augusto Motta. Imprensa Libertária. Educação Racional |
URI: | 2237-2229 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52606 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGH - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_fpvbraga.pdf | 176,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.