Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52604
Tipo: Artigo de Evento
Título: É preciso educar as meninas”: trajetórias educacionais, religiosas e politicas das Irmãs Filhas Do Coração Imaculado de Maria em São Bernardo Das Russas-CE (1937-1972)
Autor(es): Lima, Carlos Rochester Ferreira de
Jucá, Gisafran Nazareno Mota
Palavras-chave: Trajetórias Educacionais;Memória Institucional;Irmãs Cordimarianas
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: UFC
Citação: LIMA, Carlos Rochester Ferreira de; JUCÁ, Gisafran Nazareno Mota. É preciso educar as meninas”: trajetórias educacionais, religiosas e politicas das Irmãs Filhas Do Coração Imaculado de Maria em São Bernardo Das Russas-CE (1937-1972). In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.351-359.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.
Resumo: A essência deste projeto tem o intuito de compreender a função social, educacional e política do Patronato Coração Imaculado de Maria, entre os anos de (1937-1972) em Russas-CE, bem como, discutir em uma perspectiva comparada, a atuação educativa das Irmãs da Congregação Cordimariana a quem o referido patronato foi entregue. Buscaremos analisar as marcas do contexto político local, regional e nacional no que tange ao modelo de sociedade expressos nos projetos educacionais da época. Para a realização desta pesquisa, situamos a temática deste projeto no arcabouço teórico e conceitual da História da Educação, tendo como aporte metodológico, a utilização dos procedimentos da História Oral e História da Educação Comparada.
URI: 2237-2229
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52604
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_crflima.pdf157,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.