Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52601
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | O papel da escola e o conceito de aprendizagem na educação de jovens e adultos: um estudo de caso a partir de um município cearense |
Autor : | Barbosa, Maria José Carvalho, Alanna Oliveira Pereira |
Palabras clave : | Aprendizagem;Escola |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | UFC |
Citación : | BARBOSA, Maria José; CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira. O papel da escola e o conceito de aprendizagem na educação de jovens e adultos: um estudo de caso a partir de um município cearense. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.336-350.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação. |
Resumen en portugués brasileño: | O estudo aqui apresentado é um pequeno recorte uma grande pesquisa realizada no ano de 2012 no Estado do Ceará, e do trabalho de conclusão do curso de Pedagogia/2015. Os dados são oriundos de depoimentos dados por educadores e educandos de Educação de Jovens e Adultos fundamental I e do Programa Brasil Alfabetizado - PBA.recolhidos em um estudo de caso de um município, dentre os 36 pesquisados, com o fim de aprofundar questões pouco esclarecidas durante a pesquisa ampla. As falas dos sujeitos são o grande suporte para as inferências do estudo. O recorte feito no estudo de caso enfatiza as impressões e reflexões dos sujeitos participantes sobre a estrutura física da escola,o papel da escola na aprendizagem de jovens e adultos pertencentes aos cursos de alfabetização e de continuação de estudos e o conceito de aprendizagem para estes sujeitos. A fundamentação teórica foi baseada em autores como: Freire (2002, 2008), Santos (2015), Soares (1994) e Dias (2009) dentre outros. A análise das falas nos permitiram refletir sobre estas três categorias específicas, que foram escolhidas por serem significantes para busca de soluções nos problemas mais recorrentes da EJA, as inferências servem de lastro para recomendações a gestores federal, estadual e municipais, Instituições de Ensino Superior e educadores, visando a melhoria da qualidade da educação de jovens e adultos, tanto na alfabetização como na continuidade de estudos. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52601 |
ISSN : | 2237-2229 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_mjbarbosa.pdf | 189,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.