Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52600
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Maria Helenice Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-26T09:03:22Z | - |
dc.date.available | 2020-06-26T09:03:22Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Maria Helenice Araújo. Linguagem como interlocução e aprendizagem como cognição situada. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 2, n. 2, p. 151-167, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2674-8266 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52600 | - |
dc.description.abstract | Current orientations on first language teaching based on enunciation and discourse theories have the notion of language as interaction as basic assumption. In this paper, we relate the Bakhtinian dialogism, which is in the basis of most of those theories, and the viewpoint of situated cognition. From the analysis of genre teachingoriented activities, we assume that concept learning includes activities, context and the culture in which such concepts develop. We conclude, therefore, that it is important to approach the discourse genres as part of authentic situations of language use. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Linguagem em Foco | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua materna | pt_BR |
dc.subject | Cognição situada | pt_BR |
dc.subject | Dialogismo | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.title | Linguagem como interlocução e aprendizagem como cognição situada | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As orientações atuais para o ensino de língua materna, apoiadas nas teorias da enunciação e do discurso, tomam como pressuposto básico a noção de linguagem como interação. Neste artigo, relacionamos o dialogismo bakhtiniano, que fundamenta a maioria dessas teorias, e o ponto de vista da cognição situada. A partir da análise de atividades voltadas para o ensino de gênero, assumimos o princípio de que a aprendizagem dos conceitos inclui as atividades, o contexto e a cultura em que tais conceitos se desenvolvem. Concluímos, então, que é importante se enfocarem os gêneros discursivos como parte de situações autênticas de uso da língua. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_art_mhacosta.pdf | 290,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.