Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52600
Type: Artigo de Periódico
Title: Linguagem como interlocução e aprendizagem como cognição situada
Authors: Costa, Maria Helenice Araújo
Keywords: Ensino de língua materna;Cognição situada;Dialogismo;Gênero textual
Issue Date: 2010
Publisher: Revista Linguagem em Foco
Citation: COSTA, Maria Helenice Araújo. Linguagem como interlocução e aprendizagem como cognição situada. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 2, n. 2, p. 151-167, 2010.
Abstract in Brazilian Portuguese: As orientações atuais para o ensino de língua materna, apoiadas nas teorias da enunciação e do discurso, tomam como pressuposto básico a noção de linguagem como interação. Neste artigo, relacionamos o dialogismo bakhtiniano, que fundamenta a maioria dessas teorias, e o ponto de vista da cognição situada. A partir da análise de atividades voltadas para o ensino de gênero, assumimos o princípio de que a aprendizagem dos conceitos inclui as atividades, o contexto e a cultura em que tais conceitos se desenvolvem. Concluímos, então, que é importante se enfocarem os gêneros discursivos como parte de situações autênticas de uso da língua.
Abstract: Current orientations on first language teaching based on enunciation and discourse theories have the notion of language as interaction as basic assumption. In this paper, we relate the Bakhtinian dialogism, which is in the basis of most of those theories, and the viewpoint of situated cognition. From the analysis of genre teachingoriented activities, we assume that concept learning includes activities, context and the culture in which such concepts develop. We conclude, therefore, that it is important to approach the discourse genres as part of authentic situations of language use.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52600
ISSN: 2674-8266
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_art_mhacosta.pdf290,12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.