Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52581
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Pedagogia e história: as periodizações nas disciplinas de história no curso de pedagogia |
Autor(es): | Bonfim, Antônio Carlos Ferreira |
Palavras-chave: | Colinização;História |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | UFC |
Citação: | BONFIM, Antônio Carlos Ferreira. Pedagogia e história: as periodizações nas disciplinas de história no curso de pedagogi. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.323-335.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação. |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo identificar e refletir sobre as periodizações históricas mais comuns nas disciplinas de história no curso de Pedagogia. Para tanto, optamos por uma pesquisa bibliográfica e documental numa perspectiva comparada de análise. Os resultados apontam que nas disciplinas de história de referido curso aparecem cinco periodizações clássicas: a cristã, a hegeliana, a comtiana, a tradicional e a marxiana. Isso nos sugere que ao se fazer periodizações, no campo da Pedagogia, algumas precauções são importantes: 1. Evitar encaixar e tornar absolutos períodos dinâmicos e particulares do real dentro de conceitos estáticos e generalizantes. 2. Desviarse da tentação de conversão de um período histórico posterior em finalidade do anterior. 3. Evadirse de periodizações universais de acontecimentos e categorias estritamente diversificados, regionalizados e localizados espaço-temporalmente. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52581 |
ISSN: | 2237-2229 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_acfbonfim.pdf | 176,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.