Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52577
Type: | Artigo de Evento |
Title: | A história nos cadernos: os cadernos de estudo do pacto pelo fortalecimento do ensino médio e suas relações com a didática da história |
Authors: | Campos, Raul Carlos |
Keywords: | Ensino Médio;Didática;Processo Ensino-aprendizagem |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | UFC |
Citation: | CAMPOS, Raul Carlos. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.276-284.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este artigo trata do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, um curso de formação continuada para professores instituído pelo governo federal brasileiro no ano de 2013. O foco é relacionar o principal material didático desta formação de professores, os Cadernos de Estudo, com o referencial da didática da história. Assim a metodologia baseou-se inicialmente em contextualizar os documentos oficiais referentes, como é o caso das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, o Documento Orientador do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e os Cadernos de Estudo, em seguida relacionando as propostas contidas nos Cadernos de Estudo com os desdobramentos da Didática da História para a formação de professores, com referenciais em Rüsen (1987), Schmidt & Garcia (2005) e Barca (2011). PALAVRAS-CHAVE: Pacto pelo Ensino Médio. Formação de professores. Didática da História |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52577 |
ISSN: | 2237-2229 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_rccampos.pdf | 151,78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.