Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52577
Type: Artigo de Evento
Title: A história nos cadernos: os cadernos de estudo do pacto pelo fortalecimento do ensino médio e suas relações com a didática da história
Authors: Campos, Raul Carlos
Keywords: Ensino Médio;Didática;Processo Ensino-aprendizagem
Issue Date: 2016
Publisher: UFC
Citation: CAMPOS, Raul Carlos. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.276-284.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo trata do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, um curso de formação continuada para professores instituído pelo governo federal brasileiro no ano de 2013. O foco é relacionar o principal material didático desta formação de professores, os Cadernos de Estudo, com o referencial da didática da história. Assim a metodologia baseou-se inicialmente em contextualizar os documentos oficiais referentes, como é o caso das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, o Documento Orientador do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e os Cadernos de Estudo, em seguida relacionando as propostas contidas nos Cadernos de Estudo com os desdobramentos da Didática da História para a formação de professores, com referenciais em Rüsen (1987), Schmidt & Garcia (2005) e Barca (2011). PALAVRAS-CHAVE: Pacto pelo Ensino Médio. Formação de professores. Didática da História
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52577
ISSN: 2237-2229
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_eve_rccampos.pdf151,78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.