Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52577
Tipo: Artigo de Evento
Título: A história nos cadernos: os cadernos de estudo do pacto pelo fortalecimento do ensino médio e suas relações com a didática da história
Autor(es): Campos, Raul Carlos
Palavras-chave: Ensino Médio;Didática;Processo Ensino-aprendizagem
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: UFC
Citação: CAMPOS, Raul Carlos. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.276-284.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.
Resumo: Este artigo trata do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, um curso de formação continuada para professores instituído pelo governo federal brasileiro no ano de 2013. O foco é relacionar o principal material didático desta formação de professores, os Cadernos de Estudo, com o referencial da didática da história. Assim a metodologia baseou-se inicialmente em contextualizar os documentos oficiais referentes, como é o caso das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, o Documento Orientador do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e os Cadernos de Estudo, em seguida relacionando as propostas contidas nos Cadernos de Estudo com os desdobramentos da Didática da História para a formação de professores, com referenciais em Rüsen (1987), Schmidt & Garcia (2005) e Barca (2011). PALAVRAS-CHAVE: Pacto pelo Ensino Médio. Formação de professores. Didática da História
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52577
ISSN: 2237-2229
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_rccampos.pdf151,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.