Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52577
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A história nos cadernos: os cadernos de estudo do pacto pelo fortalecimento do ensino médio e suas relações com a didática da história |
Autor(es): | Campos, Raul Carlos |
Palavras-chave: | Ensino Médio;Didática;Processo Ensino-aprendizagem |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | UFC |
Citação: | CAMPOS, Raul Carlos. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.276-284.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação. |
Resumo: | Este artigo trata do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, um curso de formação continuada para professores instituído pelo governo federal brasileiro no ano de 2013. O foco é relacionar o principal material didático desta formação de professores, os Cadernos de Estudo, com o referencial da didática da história. Assim a metodologia baseou-se inicialmente em contextualizar os documentos oficiais referentes, como é o caso das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, o Documento Orientador do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e os Cadernos de Estudo, em seguida relacionando as propostas contidas nos Cadernos de Estudo com os desdobramentos da Didática da História para a formação de professores, com referenciais em Rüsen (1987), Schmidt & Garcia (2005) e Barca (2011). PALAVRAS-CHAVE: Pacto pelo Ensino Médio. Formação de professores. Didática da História |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52577 |
ISSN: | 2237-2229 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_rccampos.pdf | 151,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.