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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Responsividade e textualidade: uma análise bakhtiniana do gênero outdoor
Autor(es): Guedes, Indira Lima
Gonçalves, João Batista Costa
Gonçalves, Laryssa Érika Queiroz
Palavras-chave: Bakhtin, Mikhail Mikhailovich, 1895-1975. Estética da Criação Verbal (Filosofia - 2003);Textualidade;Responsividade;Gênero do discurso outdoor;Facebook
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Revista Linguagem em Foco
Citação: GUEDES, Indira Lima; GONÇALVES, João Batista Costa; GONÇALVES, Laryssa Érika Queiroz. Responsividade e textualidade: uma análise bakhtiniana do gênero outdoor. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 5, n. 1, p. 45-57, 2013.
Resumo: O presente artigo propõe analisar o gênero outdoor sob alguns aspectos da textualidade definida por Mikhail Bakhtin, em Estética da Criação Verbal (2010), em especial a responsividade. Para tanto, iremos inicialmente sustentar a ideia de que o outdoor pode ser considerado, à luz das ideias bakhtinianas, um gênero discursivo e não um mero suporte, como em geral se defende. Em seguida, analisaremos especificamente o outdoor “Tablet substitui livros” publicado por um colégio da rede particular, na cidade de Fortaleza (CE), em agosto de 2011, bem como dois outros outdoors que surgiram como resposta a este. De forma complementar, para acentuarmos o aspecto responsivo gerado pela textualidade do outdoor primeiro e respondido pelos seguintes, analisaremos também os comentários postados por seis estudantes universitários na rede social facebook acerca o conteúdo veiculado nos outdoors.
Abstract: This paper proposes to analyze the billboard genre under some aspects of textuality defined by Mikhail Bakhtin, in “Speech genres and other late essays”, mainly the responsivity. For this purpose, we first stood for the idea that the billboard, under Bakhtin’s ideas, is a discursive genre and not only a support, as most advocates. Then we analyzed specifically the billboard “Tablet substitutes books” published by a private school, in Fortaleza city (CE), in August 2011, as well as two other billboards that came up as an answer to the first one. In a complementary way, to stress the responsivity aspect created by the textuality of the first billboard and the answers generated by the following ones, we also analyzed the comments posted by six college students in the social network Facebook about the content conveyed by those billboards.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52570
ISSN: 2674-8266
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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