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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52566
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Nobre, Kennedy Cabral | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-25T02:41:22Z | - |
dc.date.available | 2020-06-25T02:41:22Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | NOBRE, Kennedy Cabral. A constituição metafórica e metonímica de anúncios escolares. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 3, n. 4, p. 79-87, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2674-8266 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52566 | - |
dc.description.abstract | In this work we analyze how advertisements of private schools in Fortaleza, Ceara, Brazil, use primary and conceptual metaphors as arguments associated to successful students who have passed their university entrance examinations and how the qualities related to those students by means of such metaphors are metonymically transferred to the teaching institutions that produce the advertisements. The result of the study indicates that the use of metaphor and metonymy in the ads is responsible for the ideologically positive impressions of the schools and the creation of a cognitive model in which the role of education is dangerously restricted. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Linguagem em Foco | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Metáfora | pt_BR |
dc.subject | Metonímia | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual anúncio | pt_BR |
dc.subject | Modelo cognitivo | pt_BR |
dc.title | A constituição metafórica e metonímica de anúncios escolares | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Neste trabalho analisamos como anúncios de escolas particulares de Fortaleza utilizam como argumento diversas metáforas primárias e/ou conceituais associadas aos alunos que são aprovados em exames de vestibular; e de como as qualidades conferidas aos alunos por via dessas metáforas são transferidas metonimicamente para as próprias instituições de ensino que produzem esses anúncios. O resultado do estudo indica a utilização da metáfora e da metonímia como responsável pelas impressões ideologicamente positivas que os anúncios conferem às escolas, além da criação de um modelo cognitivo em que o papel da educação encontra-se perigosamente restrito. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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