Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52528
Tipo: Artigo de Evento
Título: Brincadeiras e folguedos tradicionais e contemporâneos, numa perspectiva etnográfica e comparada
Autor(es): Marques, Edite Colares oliveira
Palavras-chave: Tradição;Educação
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: UFC
Citação: MARQUES, Edite Colares oliveira. Brincadeiras e folguedos tradicionais e contemporâneos, numa perspectiva etnográfica e comparada.In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016.p.65-74.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.
Resumo: Neste artigo abordaremos as brincadeiras e os folguedos populares tradicionais e contemporâneos registrados em uma pesquisa de cunho etnográfico e comparada, na qual se observou a vivência destas práticas lúdicas, tanto na escola, quanto na comunidade escolar, dando atenção às manifestações artístico-culturais comunitárias e escolares face a sua dimensão lúdica, bem como seu significado social e educativo. Apresentamos este estudo tendo em vista contribuir para o debate e a compreensão do papel dos folguedos populares no campo do ensino de arte, em oposição à visão hegemônica da cultura, veiculada em escala industrial e voltada para o entretenimento, que toma hoje significativo espaço no contexto escolar. Tem-se como referencial teórico, autores como: Mikhail Bakhtin, ao perceber a cultura popular e o riso em sua expressão de liberdade tão necessária à vida; Huizinga, que acena para a importância do espírito lúdico e estético na educação, pois seríamos, em essência, Homo Ludens; Henry Giroux, ao abordar as relações entre cultura popular, pedagogia e currículo escolar; Adorno, em sua perspectiva de Educação e Emancipação, Frans Boas e sua abordagem antropológica e etnográfica, bem como ancorada em uma trajetória acadêmica vinculada à brincadeira, ao folguedo e ao riso como elementos indispensáveis à formação humana. Como metodologia de pesquisa foi adotada uma perspectiva etnográfica e comparada, ao intentar apontar possíveis articulações entre as manifestações tradicionais de folguedos brasileiros e festejos populares portugueses, com base numa recomendação da legislação educacional brasileira e portuguesa ao ensino de arte, de que seja dada especial atenção às expressões populares regionais e ao patrimônio imaterial local, relacionando o conhecimento artístico às suas bases históricas. Compreende-se que mesmo ao identificar uma matriz cultural comum, bem como as influências recíprocas e o contato histórico entre Portugal e Brasil a reflexão acadêmica deve-se pautar por uma fundamentação histórica e dialética pela qual todo fenômeno está sujeito a contradições e transformações próprias do tempo histórico no qual está inserido revisitando práticas lúdicas mantidas e transformadas pela contemporaneidade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52528
ISSN: 2237-2229
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_ecomarques.pdf165,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.