Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52488
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Eu não sei ler: um estudo sobre crenças autoexcludentes, práticas de leitura literária e compreensão leitora |
Authors: | Marques, Fátima Carla Furtado Silva Aragão, Cleudene de Oliveira |
Keywords: | Letramento literário;Leitura literária;Sistema de crenças;Compreensão leitora |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Revista Linguagem em Foco |
Citation: | MARQUES, Fátima Carla Furtado Silva; ARAGÃO, Cleudene de Oliveira. “Eu não sei ler”: um estudo sobre crenças autoexcludentes, práticas de leitura literária e compreensão leitora. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 10, n. 1, p. 51-61, 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Essa pesquisa tem como objetivo principal formular propostas didáticas que auxiliem no processo do letramento literário e que promovam melhoria no desenvolvimento da compreensão leitora de jovens da periferia de Fortaleza. Realizamos uma pesquisa-ação com uma turma de uma escola pública da prefeitura de Fortaleza, totalizando 30h/a de intervenção com uma sequência didática de leitura literária (COSSON, 2011). Durante a nossa pesquisa analisamos possíveis mudanças no sistema de crenças (BARCELOS, 2011) de alunos do 6º ano quanto à sua inclusão na comunidade de leitores após um trabalho sistemático de práticas de leitura literária e avaliamos uma melhora no desempenho leitor desses alunos. Após os estudos teóricos, iniciamos a fase prática da pesquisa: aplicação de um questionário sociocultural e perfil leitor e de um préteste de compreensão leitora, elaboração de sequências didáticas com textos literários, realização de sequências didáticas de práticas de leitura literária, reaplicação dos questionários e do teste de compreensão leitora, análise e comparação dos dados encontrados. Os resultados dessa pesquisa mostraram uma significativa melhora nos níveis de compreensão leitora da turma. Porém, percebemos que, mesmo que essa melhora não possa ser vista com grande destaque se formos analisar individualmente cada participante, de um modo geral, a turma apresentou bons avanços, levando em consideração o curto período de tempo e de horas/aula dedicadas à inovação didática introduzida em nossa pesquisa. |
Abstract: | This study aims formulating didactic proposals which help the literary literacy process and promotes improvements in the development of reading comprehension in adolescents in periphery area of Fortaleza. We have developed an actionresearch with a group from a public school in Fortaleza, having 30 hours as a total of the intervention with a didactic sequence of literary literacy (COSSON, 2011). During our research we analyzed possible changes in belief systems (BARCELOS, 2011) of children from sixth level of elementary school from a public school in Fortaleza as its insertion in reading community after a systemic reading literary practice and evaluate the improvement in reading development of those students. After theoretical studies phase, we began to collect the data of the research through a sociocultural questionnaire and a reading profile, a reading comprehension pre-test, elaboration of didactic contexts with literary texts, practice of didactic sequences of literary literacy, reapplying the questionnaires and the reading comprehension tests of the selected group. On the other hand, we can notice that even this improvement could not have been seen with a large highlight. If we analyze each participant individually, in a general way, the group presented great improvements, even taking into consideration the short period of time and hours dedicated to didactic innovation introduced in our research. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52488 |
ISSN: | 2674-8266 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_art_fcfsmarquescoaragao.pdf | 331,99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.