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Tipo: TCC
Título : Análise da Capacidade Estrutural de Pavimentos Aeroportuários
Título en inglés: Structural Capacity Analysis of Airport Pavements
Autor : Barbosa, Matheus Breno Pires
Tutor: Oliveira, Francisco Heber Lacerda de
Palabras clave : Capacidade estrutural;FWD;Método ACN-PCN
Fecha de publicación : 2019
Citación : BARBOSA, Matheus Breno Pires. Análise da Capacidade Estrutural de Pavimentos Aeroportuários. 2019. 59 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumen en portugués brasileño: A capacidade estrutural de pavimentos aeroportuários pode ser expressa na forma do Pavement Classification Number(PCN), ele é um dos principais parâmetros para auxílio à tomada de decisão dos operadores de aeródromo quanto a operacionalidade de aeronaves em seus pavimentos. O Método ACN-PCN (Aircraft Classification Number –Pavement Classification Number) visa associar, deforma simples, um número de classificação das aeronaves com um número de classificação dos pavimentos. Assim, sempre que a classificação do pavimento for maior que a da aeronave, esta pode operar sem restrições. Este trabalho foi realizado utilizando resultados de ensaios Falling Weight Deflectometer(FWD)e dados de operação de aeronave sem uma taxiway de um aeroporto brasileiro, objetivando analisar a capacidade estrutural do pavimento e determinar seu PCN. Foram realizados estudos e determinação do mix de aeronaves, retroanálise das deflexões, determinação da vida útil do pavimento e do seu PCN. Os estudos revelaram altos valores de Módulo de Resiliência na retroanálise e vida útil da ordem de milhares de anos, o que indica uma alta capacidade de suporte. Além disso, o PCN encontrado é muito maior que o ACN de qualquer aeronave que trafegou durante o período dessa análise. De forma geral, verificou-se que o pavimento estudado seencontra em excelente condição estrutural e que ele pode durar muitos anos, a depender das atividades de manutenção e reabilitação que forem executadas.
Abstract: The structural capacity of airport pavements can be expressed in the form of the Pavement Classification Number (PCN), it is one of the main parameters to assist the decision making of aerodrome operators regarding the operationality of aircraft on their pavements. The Aircraft Classification Number (ACN-PCN) Method aims to simply associate an aircraft classification number with a pavement classification number. Thus, whenever the pavement rating is higher than that of the aircraft, it can operate without restrictions. This work was carried outusing Falling Weight Deflectometer (FWD) test results and aircraft operation data in a taxiway of a Brazilian airport, aiming to analyze the structural capacity of the pavement and determine its PCN. Studies and determination of the aircraft mix, backanalysis of deflections, determination of the pavement life and its PCN were performed. Studies have shown high values of Modulus of Resilience in backanalysis and life time of thousands of years, indicating a high carrying capacity. In addition, the PCN found is much higher than the ACN of any aircraft that flew during the period of this analysis. In general, it was found that the pavement studied is in excellent structural condition and that it can last many years, depending on the maintenance and rehabilitation activities that are performed.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52466
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA CIVIL - Monografias

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