Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52451
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A pesquisa colaborativa em contexto de inclusão escolar
Autor(es): Figueiredo, Rita Vieira de
Poulin, Jean-Robert
Silveira, Selene Maria Penaforte
Lavergne, Rémi Fernand
Palavras-chave: Inclusão escolar;Gestão escolar;Práticas pedagógicas inclusivas;Pesquisa colaborativa
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: InFor Inovação e Formação - Revista do Núcleo de Educação a Distância da UNESP
Citação: FIGUEIREDO, Rita Vieira de; POULIN, Jean-Robert; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte; LAVERGNE, Rémi Fernand. A pesquisa colaborativa em contexto de inclusão escolar. InFor Inovação e Formação - Revista do Núcleo de Educação a Distância da UNESP, São Paulo (SP), v. 1, p. 31-49, 2015.
Resumo: Este texto apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida em uma escola da rede pública municipal de ensino da cidade de Fortaleza. O estudo teve como objetivo identificar as características das práticas de gestão escolar e de ensino e, ainda, de construir, em cooperação com os atores da escola, estratégias de acompanhamento, visando à transformação das práticas de gestão e de ensino em uma perspectiva de educação inclusiva. O acompanhamento visava compreender a mudança de atitudes e das práticas de gestão e de ensino na perspectiva de atende as diferenças de todos os alunos da escola. A base teórica apoia-se sobre as teorias socioconstrutivistas da mudança organizacional de Crozier e Friedberg e do acompanhamento dos docentes de Lafortune e Daudelin. A pesquisa colaborativa envolveu a equipe de gestores e professores da escola acompanhados pela equipe de pesquisadores durante três anos. Os resultados indicam que o acompanhamento constitui uma dimensão importante para promover a mudança na escola e que este período parece pontuar situações que provocam desequilíbrio e equilíbrio nos atores implicados. A gestão participativa se revelou como meio importante para promover uma escola que acolhe todos os alunos. As práticas pedagógicas que se mostraram eficazes no atendimento às diferenças na classe foram aquelas que estavam pautadas em uma gestão do ensino que organiza e dinamiza as situações de aprendizagem, que incluem os alunos na própria aprendizagem e, especialmente, que gerem a progressão das aprendizagens dos alunos. Conclui-se que a passagem de uma escola tradicional para uma escola inclusiva acarreta em transformações profundas da gestão administrativa e das práticas educativas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52451
ISSN: 2525-3476
Aparece nas coleções:DEE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_rvfigueiredorflavergne.pdf131,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.