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Tipo: Dissertação
Título: Relações de gênero no ambiente escolar: inovação ou reprodução?
Título em inglês: Gender relationships in the school environment: innovation or reproduction?
Autor(es): Cid, Antônia Milena Elmiro Furtado
Orientador: Barreira, Irlys Alencar Firmo
Palavras-chave: Relações de gênero;Juventude;Educação;Sociologia;Ensino médio
Data do documento: 2020
Citação: CID, Antônia Milena Elmiro Furtado. Relações de gênero no ambiente escolar: inovação ou reprodução? 2020. 112f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Fortaleza, 2020.
Resumo: Esta pesquisa objetiva verificar como as representações de papéis sociais, a partir de uma perspectiva das relações de gênero, são compreendidas por jovens estudantes do Ensino Médio pertencentes a 10 escolas públicas. A investigação está vinculada à linha de pesquisa Juventude e Questões contemporâneas do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e foi realizada durante os anos de 2018 e 2020. A pesquisa está dividida em três etapas, através da junção de técnicas que envolvem uma metodologia qualitativa. Na primeira etapa realizei a observação participante, aplicação de 56 questionários para pré-teste e uma oficina pedagógica na Escola Maria Guacira. Na segunda etapa apliquei 332 questionários em 10 escolas públicas, destaco que o questionário foi reformulado após a fase de pré-teste. A terceira etapa contou com a realização de duas entrevistas semiestruturadas, sendo uma com o coordenador pedagógico da Escola Maria Guacira e outra com a coordenadora pedagógica da Escola Francisco Bourdieu. Utilizei como referência teórica Pierre Bourdieu, Guacira Lopes Louro e Heleieth Saffioti, buscando compreender as relações de gênero e suas dimensões no ambiente escolar, bem como as relações de poder que permeiam este ambiente. O resultado da pesquisa aponta para a necessidade de investimentos teóricos e pedagógicos sobre a temática de relações de gênero e diversidade sexual na formação dos(as) docentes, bem como a importância de abordar tais temáticas no ambiente escolar
Abstract: This research aims to verify how the representations of social roles, from a perspective of gender relations, are understood by young high school students belonging to 10 public schools. The research is linked to the line of research Youth and contemporary issues of the Professional Master of Sociology in the National Network (PROFSOCIO) of the Federal University of Ceará (UFC) and was carried out during the years 2018 and 2020. The research is divided into three stages, through the combination of techniques that involve a qualitative methodology. In the first stage, I conducted participant observation, applied 56 questionnaires for pre-test and a pedagogical workshop at Escola Maria Guacira. In the second stage, I applied 332 questionnaires in 10 public schools, highlighting that the questionnaire was reformulated after the pre-test phase. The third stage included two semi-structured interviews, one with the pedagogical coordinator of the Maria Guacira School and the other with the pedagogical coordinator of the Francisco Bourdieu School. I used Pierre Bourdieu, Guacira Lopes Louro and Heleieth Saffioti as a theoretical reference, seeking to understand the gender relations and their dimensions in the school environment, as well as the power relations that permeate this environment. The result of the research points to the need for theoretical and pedagogical investments on the theme of gender relations and sexual diversity in the training of teachers, as well as the importance of addressing such themes in the school environment.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52449
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