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Tipo: TCC
Título: Competências requeridas para o ingresso do administrador no serviço público federal versus matriz curricular do Curso de Administração da Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Ferrer, Natalia Haryna Lopes
Orientador: Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
Palavras-chave: Executivos públicos;Competências;Serviço Público;Universidade Federal do Ceará
Data do documento: 2019
Citação: FERRER, N. H. L. Competências requeridas para o ingresso do administrador no serviço público federal versus matriz curricular do Curso de Administração da Universidade Federal do Ceará. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2019.
Resumo: O Brasil hoje está passando por uma instabilidade política e social considerável, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o desemprego e, dessa forma, buscando focar em algo mais atrativo e estável, o serviço público, percebendo-se, portanto, uma tendência cada vez maior das pessoas pela carreira pública. A partir do supracitado, o presente trabalho tem como objetivo identificar as competências requeridas para o ingresso do Administrador no serviço público federalnos últimos cinco anos mediante a matriz curricular do curso de Administração da Universidade Federal do Ceará. Aborda como fundamentação teórica, teorias que circundam a administração e o profissional da área, principalmente no que se refere a formação desse na instituição em questão, além de dispor considerações acerca do mercado de trabalho para a profissão. A pesquisa é classificada como:descritiva, bibliográfica e quantitativa. Foram analisados 35editais de concursos públicos federais dos últimos cinco anos (2014 a 2018),dos quais 57,1% eram de Universidades Federais e os demais de Institutos Federais em Estados variados onde foram ofertados no total 127 vagas para Administrador Federal. Constatou-se, através da análise das unidades curriculares do curso de Administração da Universidade Federal do Ceará, que o mesmo oferta 8 das 10 possíveis disciplinas cobradas nestes editais entretanto, uma das 2 (duas)disciplinas não ofertadas é Administração Pública, matéria indispensável para a formação e atuação desse profissional e, dessa forma, o curso pode focar nessa nova realidade do mercado e trazer modificações para potencializar o ingresso de seus alunos no setor público federal.
Abstract: Brazil today is undergoing considerable political and social instability, people are increasingly concerned about unemployment and, thus, seeking to focus on something more attractive and stable, the public service, thus perceiving a trend each increasing number of people by public career. Based on the aforementioned, this paper aims to identify the competencies required for the admission of the Administrator to the federal public service in the last 5 years through the curricular matrix of the Administration course of the Federal University of Ceará. It approaches as theoretical foundation, theories that surround the administration and the professional of the area, mainly regarding the formation of this one in the institution in question, besides having considerations about the labor market for the profession. The research is classified as descriptive, bibliographical and quantitative. Thirty-five tenders of federal public tenders from the last five years (2014 to 2018) were analyzed, of which 57.1% were from Federal Universities and the other from Federal Institutes in various states where 127 vacancies were offered to the Federal Administrator. It was found, through the analysis of the curricular units of the Administration course of the Federal University of Ceará, that the same offer 8 of the 10 possible subjects charged in these edicts, however, one of the 2 (two) subjects not offered is Public Administration, indispensable subject for the formation and performance of this professional and, thus, the course can focus on this new market reality and bring modifications to enhance the entrance of its students in the federal public sector.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52448
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