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dc.contributor.authorFerreira, Kandice da Silva-
dc.contributor.authorSouza, Ana Karine-
dc.contributor.authorCosta, Maria Helenice Araújo-
dc.date.accessioned2020-06-18T04:07:22Z-
dc.date.available2020-06-18T04:07:22Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationFERREIRA, Kandice da Silva; SOUZA, Ana Karine; COSTA, Maria Helenice Araújo. A (não) artificialização dos gêneros textuais nas práticas de ensino de língua materna. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 11, n. 2, p. 83-96, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2674-8266-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52436-
dc.description.abstractTextual Linguistics contributed to teaching focused in social practices, however, with the difficulty to ally theory and practice, we noticed a process of camouflage of the language structure teaching through textual genres segmentation. The failure of this action raised a point of view of native tongue teaching that proposes the modularization of teaching by establishing an arrangement to study genres: the Didactic Sequences. However, based on Demo (2002), Bakhtin (1997), Franco (2011), Costa (2010) and Costa / Monteiro / Alves (2016), we briefly analyzed an activity that follows this methodology and we noticed the permanence of a fragmented teaching that brings the artificialization of textual genres. In order to present a proposal that we believe to be consistent with current text theories, we also analyzed an activity based on sociocognitivism that, in our opinion, seeks to contemplate textual genres in real situations, conceiving the language as a Complex Adaptive System (CAS). The aim of this article is promoting discussions about widely disseminated teaching practices.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Linguagem em Focopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguística Textualpt_BR
dc.subjectTeoria da Complexidadept_BR
dc.subjectSistema Adaptativo Complexo (SAC)pt_BR
dc.subjectSociocognitivismopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectEnsino de língua maternapt_BR
dc.titleA (não) artificialização dos gêneros textuais nas práticas de ensino de língua maternapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Linguística Textual contribuiu para o ensino focado nas práticas sociais, porém, com a dificuldade em aliar teoria e prática, o que percebemos foi um processo de camuflagem do ensino da estrutura da língua através da segmentação dos gêneros textuais. Com o insucesso desse uso, ganhou notoriedade uma abordagem de ensino da língua materna que propõe a modularização do ensino, estabelecendo uma ordem para o estudo dos gêneros: as Sequências Didáticas. Porém, com base em Demo (2002), Bakhtin (1997), Franco (2011), Costa (2010) e Costa, Monteiro e Alves (2016), analisamos brevemente uma atividade que segue essa metodologia e percebemos a permanência de um ensino segmentado que resulta em uma artificialização dos gêneros textuais. Com o objetivo de apresentar uma proposta que acreditamos ser condizente com as atuais teorias do texto, analisamos também uma atividade com base sociocognitivista que, a nosso ver, busca contemplar os gêneros textuais em situações reais, considerando a linguagem como um Sistema Adaptativo Complexo (SAC). O intuito do artigo é fomentar as discussões sobre as práticas de ensino amplamente difundidas.pt_BR
dc.title.enThe (not) artificialization of text genres in teaching practices of mother languagept_BR
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