Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52436
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A (não) artificialização dos gêneros textuais nas práticas de ensino de língua materna
Título en inglés: The (not) artificialization of text genres in teaching practices of mother language
Autor : Ferreira, Kandice da Silva
Souza, Ana Karine
Costa, Maria Helenice Araújo
Palabras clave : Linguística Textual;Teoria da Complexidade;Sistema Adaptativo Complexo (SAC);Sociocognitivismo;Gênero textual;Ensino de língua materna
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Revista Linguagem em Foco
Citación : FERREIRA, Kandice da Silva; SOUZA, Ana Karine; COSTA, Maria Helenice Araújo. A (não) artificialização dos gêneros textuais nas práticas de ensino de língua materna. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 11, n. 2, p. 83-96, 2019.
Resumen en portugués brasileño: A Linguística Textual contribuiu para o ensino focado nas práticas sociais, porém, com a dificuldade em aliar teoria e prática, o que percebemos foi um processo de camuflagem do ensino da estrutura da língua através da segmentação dos gêneros textuais. Com o insucesso desse uso, ganhou notoriedade uma abordagem de ensino da língua materna que propõe a modularização do ensino, estabelecendo uma ordem para o estudo dos gêneros: as Sequências Didáticas. Porém, com base em Demo (2002), Bakhtin (1997), Franco (2011), Costa (2010) e Costa, Monteiro e Alves (2016), analisamos brevemente uma atividade que segue essa metodologia e percebemos a permanência de um ensino segmentado que resulta em uma artificialização dos gêneros textuais. Com o objetivo de apresentar uma proposta que acreditamos ser condizente com as atuais teorias do texto, analisamos também uma atividade com base sociocognitivista que, a nosso ver, busca contemplar os gêneros textuais em situações reais, considerando a linguagem como um Sistema Adaptativo Complexo (SAC). O intuito do artigo é fomentar as discussões sobre as práticas de ensino amplamente difundidas.
Abstract: Textual Linguistics contributed to teaching focused in social practices, however, with the difficulty to ally theory and practice, we noticed a process of camouflage of the language structure teaching through textual genres segmentation. The failure of this action raised a point of view of native tongue teaching that proposes the modularization of teaching by establishing an arrangement to study genres: the Didactic Sequences. However, based on Demo (2002), Bakhtin (1997), Franco (2011), Costa (2010) and Costa / Monteiro / Alves (2016), we briefly analyzed an activity that follows this methodology and we noticed the permanence of a fragmented teaching that brings the artificialization of textual genres. In order to present a proposal that we believe to be consistent with current text theories, we also analyzed an activity based on sociocognitivism that, in our opinion, seeks to contemplate textual genres in real situations, conceiving the language as a Complex Adaptive System (CAS). The aim of this article is promoting discussions about widely disseminated teaching practices.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52436
ISSN : 2674-8266
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_art_kcferreiraaksouza.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.