Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52413
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Construções discursivas da festa nos posicionamentos Canção de Massa e Pop-rock para crianças
Título em inglês: Discursive constructions of the party in the Mass Song and Pop-rock positions for children
Autor(es): Ávila, Lucas Rodrigues Memória
Mendes, Maria das Dores Nogueira
Palavras-chave: Análise do Discurso Francesa;Música para crianças;Canção de Massa;Pop-rock;Ethos
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Falange Miúda
Citação: ÁVILA, Lucas Rodrigues Memória; MENDES, Maria das Dores Nogueira. Construções discursivas da festa nos posicionamentos Canção de Massa e Pop-rock para crianças. Revista Falange Miúda, Cuiabá (MT), v. 5, n. 1, p. 65-77, 2019.
Resumo: Este trabalho analisa as construções do elemento "festa" presente nas canções "Festa do estica e puxa" (XUXA, 1987) e "Baile partimcundum" (PARTIMPIM, 2009), classificadas nos posicionamentos Canção de Massa e Pop para crianças. A investigação integra o projeto INVOCANÇÕES, ligado ao grupo de pesquisa DISCUTA (UFC), no qual examinamos diferentes posicionamentos discursivos em canções para crianças, com base na Análise do Discurso Francesa. Nossa análise mostra que, na primeira canção, a festa aponta para o caráter de autopromoção da intérprete, Xuxa, pela autorreferenciação e ethos de poder. Já a segunda canção, apresenta um ethos inclusivo, mostrando uma festa sem hierarquias.
Abstract: This work analyzes the constructions of the "party" element present in the songs "Festa do estica e puxa" (XUXA, 1987) and "Baile partimcundum" (PARTIMPIM, 2009), classified in the Pop-Rock and Mass song positions for children. The research is part of the INVOCANÇÕES project, linked to the DISCUTA research group (UFC), in which we examined different discursive positions in children's songs, based on the French Discourse Analysis. Our analysis shows that in the first song, the party points to the self-promoting character of the performer, Xuxa, by self-referencing and power ethos. Already the second song, has an inclusive ethos, showing a party without hierarchies.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52413
ISSN: 2525-5169
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_lrmavilamdnmendes.pdf336,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.