Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52400
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Formação inicial de professores para atuarem no contexto das diferenças |
Title in English: | Preservice teacher education and the preparation for inclusive education |
Authors: | Figueiredo, Rita Vieira de Poulin, Jean-Robert |
Keywords: | Formação de professores;Educação Inclusiva;Professor - formação inicial |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | REVASF - Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco |
Citation: | FIGUEIREDO, Rita Vieira de; POULIN, Jean-Robert. Formação inicial de professores para atuarem no contexto das diferenças. REVASF - Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do são Francisco, Petrolina (PE), v. 6, n. 11, p. 63-79, dez. 2016. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este artigo é resultado de uma pesquisa consagrada a questão da formação inicial dos professores para a atuação em contexto da educação inclusiva. O estudo tem um carater internacional, se apoaindo sobre resultados de numerosas pesquisas cujo foco era a investigação de estratégias de formação de professores para atuarem no contexto da educação inclusiva. No procedimento metodologico foi estabelecido o criterio de escolha de estudos que abordassem a questão da formação inicial de professores em contexto de inclusão e ainda que dessem inciativos de estrategias de formação ou de programas de formação. Os resultados revelam que esta formação toma diferentes formas e pode variar consideravelmente de um meio de formação para outro. Essas diferenças se localizam em termos de conteúdo, abrangência ou ainda quanto a modalidade de gestão dessa formação. A análise da literatura indica que de modo geral a formação de professores parece exercer, pelo menos a curto prazo, uma influência positiva sobre as atitudes dos mesmos relativas ao acolhimento e ao acompanhamento dos alunos com deficiência na classe comum. Entretanto, esta mesma literatura fornece poucos indicadores quanto as modalidades mais eficientes de formação de professores na perspectiva de escola inclusiva. A partir dessa evidencia, se torna cada vez mais importante que sejam estabelecidos claramente os princípios fundamentais de uma formação de professores que traduza o verdadeiro espírito de uma educação voltada para as diferenças de todos os educandos. A última parte desse artigo propõe algumas orientações nesse sentido. |
Abstract: | This article is on the training of future teachers who will operate in an inclusive education context. The review of the literature on the subject shows that this training takes different shapes and varies considerably from one training place or milieu to another. The differences lie at the level or scope of the content but also in the modalities or the management of their transmission to the future teachers. Globally the review shows that the teachers training seems to exercise, at least in the short term, a positive influence on the attitudes with respect to the welcoming and then the support granted to the handicapped students or those having difficulties to adapt or learn within a group principally made up of normal classmates. However, the literature contains only a few information regarding which modalities of training prove the most efficient in preparing the teachers to work in inclusive education classrooms. This review of the literature brings to light, so it seems, the importance to found the training of future teachers on fundamental principles that are clear and reflect as adequately as possible the spirit of inclusive education. The second part of this essay propose certain orientations to this effect. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52400 |
ISSN: | 2177-8183 |
Appears in Collections: | DEE - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_art_rvfigueiredojrpoulin2.pdf | 213,7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.