Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52391
Tipo: Artigo de Evento
Título : O Preço do Passado: Anistia e Reparação de Perseguidos Políticos no Brasil
Autor : Gonçalves, Danyelle Nilin
Palabras clave : Movimentos Socias;Política Nacional;Brasil- Lei da Anistia, em 28 de agosto de 1979
Fecha de publicación : 2007
Editorial : SBS
Citación : GONÇALVES, Danyelle Nilin. O Preço do Passado: Anistia e Reparação de Perseguidos Políticos no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 13., 29 maio-01 jun. 2007. Recife (PE), Anais... SBS: Recife (PE): SBS, 2007.
Resumen en portugués brasileño: No início da década de 1970, um jovem militante de esquerda foi preso, acusado de subversão pela ditadura militar. Permaneceu encarcerado durante quase 10 anos, dividido entre os presídios do Recife e de Fortaleza, onde constantemente sofreu torturas físicas e psicológicas. Com a promulgação da Lei da Anistia, em 28 de agosto de 1979, se tornou “anistiado político”. Depois da anistia, pouco a pouco iniciou um processo de reintegração à sociedade, retomando alguns direitos políticos e sociais que haviam sido perdidos quando da implantação da ditadura. Em 2006, o Estado do Ceará o indenizava pelos anos e torturas vividos na prisão. Dia 08 de setembro de 2006. A televisão anuncia efusivamente a promoção post mortem do poeta e diplomata Vinícius de Moraes1 ao cargo de Embaixador do Brasil. Exonerado e aposentado compulsoriamente pela ditadura militar em 1969, naquele dia, quase 40 anos depois, estava sendo reintegrado ao Itamaraty em uma cerimônia acompanhada por familiares e amigos e marcada, sobretudo, pela emoção. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52391
ISSN : 2236-6636
Aparece en las colecciones: PPGS - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2007_eve_dngonçalves.PDF90,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.