Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52336
Type: | TCC |
Title: | Análise da problemática do transporte a pé no campus do pici da Universidade Federal do Ceará |
Title in English: | Analysis of the problem of pedestrian transportation at the Campus do Pici of the Universidade Federal of Ceará |
Authors: | Oliveira, Beliza Carvalho de |
Advisor: | Castro Neto, Manoel Mendonça de |
Keywords: | Pedestre;Caminhabilidade;Problemática |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | OLIVEIRA, Beliza Carvalho de. Análise da problemática do transporte a pé no campus do pici da Universidade Federal do Ceará. 2019. 76 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A mobilidade urbana moderna e sustentável preconiza um caráter cada vez mais multimodal, o que proporciona maior importância aos usuários dos modos de transporte ativo, em especial os pedestres. As questões relativas à mobilidade sustentável nos deslocamentos vêm apresentando um crescente interesse no meio acadêmico e nas questões de políticas públicas referentes ao desenho urbano e ao ambiente construído, bem como medidas para a redução das desvantagens ocasionadas pelo intenso tráfego urbano, de forma a trazer mais acessibilidade aos pedestres e demais usuários. Neste contexto, estão os campi universitários, que refletem a realidade dos grandes centros urbanos, e portanto, também necessitam de estudos e alternativas para melhorias dos sistemas de transporte. Com base nisso, tem-se como principal objetivo deste trabalho analisar a problemática no deslocamento a pé dentro do Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará (UFC), através de uma caracterização e diagnóstico dos principais problemas levantados junto aos atores do sistema. A partir dessa análise, foi possível obter indicadores para representar os problemas identificados, por meio de variáveis propostas conforme o método de avaliação do índice de caminhabilidade. Tal avaliação, proporcionou uma caracterização detalhada dos trechos caminháveis do campus, tornando possível uma análise mais adequada da problemática. Ademais, este trabalho foi importante para identificar os problemas mais críticos enfrentados pelos usuários, sendo o principal relacionado à segurança viária. Com base nisso, buscou-se analisar uma proposta de intervenção relacionada a implantação de uma faixa de travessia elevada, em um ponto crítico para a travessia dos pedestres, e avaliar seu impacto no tráfego local. Por fim, foi possível concluir que essa análise pode potencializar melhorias na mobilidade sustentável da universidade. |
Abstract: | Modern and sustainable urban mobility calls for an increasingly multimodal character, which gives greater importance to users of active modes of transport, especially pedestrians. Issues related to sustainable mobility in displacement has shown an increasing interest in academia and public policy issues related to urban design and the built environment, as well as measures to reduce the disadvantages caused by intense urban traffic, to bring more accessibility to pedestrians and other users. In this context, there are university campuses, which reflect the reality of large urban centers, and therefore also need studies and alternatives for improvements in transportation systems. Based on this, the main objective of this work is to analyze the problem of walking on Campus do Pici, of the Universidade Federal do Ceará (UFC), through the steps of characterization and diagnosis of the main problems raised with the system actors. From this analysis, it was possible to obtain indicators to represent the identified problems, using variables proposed according to the walkability index evaluation method. This assessment provided a detailed characterization of the walkable sections of the campus, making possible a more adequate analysis of the problem. Moreover, this work was important to identify the most critical problems faced by users, which the main one is related to road safety. Based on this, we sought to analyze an intervention proposal related to the implementation of a high crossing at a critical point for pedestrian crossing and to evaluate its impact on local traffic. Finally, it was concluded that this analysis can enhance improvements in sustainable university mobility |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52336 |
Appears in Collections: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_bcoliveira.pdf | 2,98 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.