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Tipo: TCC
Título : Uso de produtos fotogramétricos obtidos de uma aeronave remotamente pilotada (RPA) para a elaboração de projetos de engenharia
Título en inglés: Use of photogrammetric products obtained from a remotely piloted aircraft (RPA) for engineering design
Autor : Saraiva, David Harley de Oliveira
Tutor: Arantes, Arielle Elias
Palabras clave : Topografia;Engenharia;Geoprocessamento;Aeronaves remotamente pilotadas;RPA;ARP
Fecha de publicación : 2019
Citación : SARAIVA, David Harley de Oliveira. Uso de produtos fotogramétricos obtidos de uma aeronave remotamente pilotada (RPA) para a elaboração de projetos de engenharia. 2019. 70 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumen en portugués brasileño: Em projetos de engenharia, inicialmente são aplicados os conhecimentos de topografia convencional como uma técnica já consagrada para o reconhecimento do terreno, suas coordenadas e características preponderantes. No entanto, os levantamentos topográficos podem ser operacionalmente complexos e de longa duração. Ante a isso, novas técnicas de geoprocessamento e determinação de coordenadas têm surgido como uma maneira de auxiliar a tomada de decisão de projetos de engenharia fornecendo dados semelhantes aos da topografia convencional, como é o caso das Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA), usualmente chamadas de drones, que possui sensores embarcados capazes de captar fotografias georreferenciadas do solo. Nesse sentido, este projeto buscou incorporar o uso de projetos fotogramétricos na elaboração de projetos de engenharia, avaliando o custo, o tempo de execução e as precisões de um aerolevantamento realizado no Centro Integrado de Modelismo, em Eusébio – Ceará. Como resultado o levantamento mostrou-se eficiente e com precisões dentro do que estabelece a legislação brasileira, pois o erro planimétrico obtido foi de 0,035m, enquanto é tolerado pelo Padrão de Exatidão Cartográfico um erro de até 1,75m para a escala da carta. Além disso, os resultados mostraram que para este levantamento, até três pontos de controle seriam suficientes para obter um erro médio quadrático mínimo. Quanto à produtividade, a relação tempo de serviço por hectare foi de 18 minutos por hectare, quanto aos custos a aquisição de todos os equipamentos é da ordem de R$ 85.000,00, porém, os mesmos materiais podem ser alugados para realizar atividades de levantamento. Vale ressaltar que os produtos gerados, como os modelos digitais e o ortomosaico apresentaram um bom nível de detalhamento se comparado à topografia convencional.
Abstract: In engineering projects, the knowledge of conventional topography is initially applied as a technique already recognized for the recognition of the terrain, its coordinates, and preponderant characteristics. However, topographic surveys can be operationally complex and long-lasting. In the light of this, new geoprocessing and coordinate determination techniques have emerged as a way to aid decision making in engineering projects by providing data similar to conventional topography, such as the remotely piloted aircraft (RPA), commonly called drones, which have embedded sensors capable of capturing georeferenced photographs of the ground. In this sense, this project sought to incorporate the use of photogrammetric projects in the elaboration of engineering projects, evaluating the cost, execution time and precision of an aerial survey carried out at the Integrated Modeling Center, in Eusébio - Ceará. As a result or survey proved to be efficient and accurate within the Brazilian law, as the planned electrical error was 0.035m, while tolerated by the Cartographic Accuracy Standard and error up to 1.75m for a chart scale. In addition, the results shown for this survey, up to three control points allowed to obtain a minimum mean square error. Regarding execution time, a service time per hectare ratio was 18 minutes per hectare, how much it costs to purchase all equipment and orders of R$ 85,000.00, however, the same materials can be rented to perform survey. It is noteworthy that the generated products, such as digital and orthomatic models, show a good level of detail compared to conventional topography.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52331
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA CIVIL - Monografias

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